Foi oficialmente apresentado pela Prefeitura de Presidente Prudente, nesta quarta-feira (13), o projeto de reformulação urbanística da área onde está localizado o Camelódromo, instalado na Praça da Bandeira. A proposta prevê a revitalização do local e todo o entorno, em um projeto orçado em R$ 20 milhões.
Segundo exposto pela Prefeitura, já estariam garantidos recursos para um programa denominado “Atende Prudente” – que centraliza o acesso do cidadão a um leque de serviços públicos municipais -, bem como para uma ciclovia. Ainda são necessários R$ 11 milhões para executar todo o projeto.
As mudanças
Segundo publicado pela Secretaria Municipal de Comunicação da Prefeitura de Prudente, as medidas que permitem a revitalização do espaço, sua integração com o meio ambiente e à cidade e o atendimento às condições de segurança das instalações quanto à rede elétrica e outras que se fizerem necessárias, estão previstas no decreto nº 28.392/2017.
Os detalhes do projeto foram apresentados pelo prefeito Nelson Bugalho e pelo engenheiro da Prudenco, Jorge Guazzi. A proposta vai promover a requalificação do Camelódromo e Praça da Bandeira, e permitirá um novo desenho à área central da cidade, com maior integração entre o centro e a Vila Marcondes, aumentando o fluxo de pessoas sem comprometer o fluxo de veículos.
Segundo a Secretaria Municipal de Comunicação, está prevista a demolição dos estabelecimentos situados embaixo do viaduto, que darão lugar à Praça da Alimentação do Camelódromo, como também será demolido o muro paralelo à linha férrea. Apenas a Junta Militar permanecerá no local.
O prefeito explicou que as obras deverão iniciar no ano que vem e que serão concluídas em etapas. Elas incluem a troca de cobertura do camelódromo, que deverá abrigar 240 boxes e troca de toda a fiação elétrica, ressaltando que os boxes não serão alterados. “Queremos resolver e acabar com qualquer conflito que possa existir entre os donos de boxes do camelódromo e o poder público”, disse.
Haverá também adequação da passagem subterrânea que liga a Praça da Bandeira à Vila Marcondes. Segundo a proposta, a mesma não será demolida, e sim adaptada para receber obras de arte e exposições.
Segundo o promotor do Meio Ambiente, André Luís Felício, o projeto agora será analisado pelo Ministério Público, mas o foco de preocupação da promotoria é que as mudanças tragam segurança para os frequentadores e boxistas do camelódromo. Rogério Galindo (vereador), que representou os boxistas durante a reunião, disse que o projeto vai favorecer muito os proprietários de boxes do camelódromo. “Finalmente vamos resolver um problema antigo, acabar com o improviso e adequar o espaço”.
O prefeito também apresentou as obras de ampliação do Calçadão e das interligações da área central com a Vila Marcondes, além da reformulação do quadrilátero central e da construção de um boulevard, um espaço público de convivência e do “ Atende Prudente”, um espaço para prestação de serviços, que será construído na Vila Marcondes, no espaço do antigo hospital São Sebastião, e que oferecerá todos os serviços da Prefeitura como alvarás, emissão de certidões, entre outros
Participaram da reunião os vereadores Geraldo Souza, Anderson Silva, Wellington Bozzo, Elza do Gás, Anderson Silva, Natanael Gonzaga, Alba Lucena e Willian Leite, além de secretários e integrantes da comissão criada para tratar das providências quanto ao camelódromo, e representantes de entidades ligadas ao comércio, Contur, Conselho Regional de Turismo e os boxistas do camelódromo.