O prefeito Hélio Aparecido Mendes Furini, a interlocutora do programa Bianca Fazioni e o diretor de Agricultura e Meio Ambiente Roberto Fujiwara participaram do evento de certificação final do Programa Município Verde Azul, em São Paulo, no último dia 13.
Dos 645 municípios cadastrados no Estado, somente 48 conseguiram a certificação final. O critério do programa é avaliar ações que os municípios desenvolvem durante o ano em prol do meio ambiente, essas ações devem totalizar no mínimo 80 pontos para garantir a certificação. A cidade de Junqueirópolis dessa vez ficou muito perto de conseguir, atingindo 74.40 pontos, ocupando a posição 60º no ranking geral.
Apesar de não ter conseguido a certificação final, Junqueirópolis ficou entre os 10 municípios que tiveram maior evolução durante todo o ano, obtendo 171% de evolução, e assim sendo, Junqueirópolis foi premiada pelo programa com a assinatura de um convênio no valor de até 210 mil para a aquisição de uma máquina retroescavadeira, esse convênio foi oficializado via FECOP, durante o evento.
No ranking geral Junqueirópolis foi o 3º munícipio melhor classificado na região, ficando atrás somente de Sagres e Adamantina.