Um caminhão que tracionava uma carreta baú arrastou fios e um braço metálico, além de destruir parte da fachada de uma residência na Rua Joaquim Nabuco, centro de Adamantina (assista vídeo abaixo). O fato aconteceu na tarde desta terça-feira (2) e assustou os moradores, que estavam na casa.
Segundo relatos e imagens de uma câmera de segurança existente em uma empresa do outro lado da rua, um caminhão tracionava uma carreta baú e transitava pela Rua Joaquim Nabuco sentido centro-bairro.
Ao passar pelo local – na quadra entre a Alameda Fernão Dias e Rua Cristóvão Goulart Marmo – o baú arrastou a fiação de energia elétrica que conecta os postes da rua ao imóvel. No imóvel, a fiação estava fixada junto a um braço metálico, no alto da edificação.
Os fios arrastados pelo caminhão não se romperam, ampliando os estragos. Com isso, o braço metálico no alto da casa também foi arrastado, destruindo parte da fachada da residência.
Segundo moradores do local, o motorista da carreta não parou. Os próprios moradores e populares acreditam que o mesmo não tenha visto os estragos causados, e seguiu o percurso normalmente, atravessando o pontilhão da Rua Joaquim Nabuco em direção à via de acesso.
Com os estragos e os danos na fiação, a casa está desde ontem sem energia elétrica. Os moradores precisaram do auxílio de parentes para atividades comuns, como banho e preparo das refeições.
Além da falta de energia, o dano na estrutura da casa pode trazer outros problemas, em razão das chuvas, já que a água pode infiltrar e ampliar os prejuízos. 
A concessionária de energia elétrica foi acionada pelos moradores e só restabelecerá os serviços com a instalação de um novo padrão de energia elétrica.
Os moradores do imóvel conseguiram as imagens de câmeras de segurança da região, que registraram todo o ocorrido, sendo possível identificar a empresa proprietária do veículo, que já foi acionada e informada sobre os estragos.

Trânsito de caminhões

Os estragos causados pelo caminhão baú na residência da Rua Joaquim Nabuco reascendem a discussão sobre o trânsito de veículos pesados pelo local, sobretudo diante da proibição de trânsito de caminhões no pontilhão existente ali, sobre a via férrea.
Essa proibição é informada em placas de sinalização, muitas vezes desconsiderada pelos motoristas de caminhões. Segundo relatos de moradores, é frequente a passagem de caminhões sobre o pontilhão, em total desconformidade com as restrições definidas nas placas de sinalização.