Os serviços realizados na praça Marechal Floriano Peixoto pela Prefeitura, em Tupi Paulista, geraram polêmica nas redes sociais com manifestações de dezenas de internautas. A redação do Jornal Regional também recebeu reclamações de moradores por conta da retirada de árvores do espaço público, que fica na área central da cidade e é muito frequentado pelos munícipes há várias décadas.
A reportagem do JR entrou em contato com o Ministério Público, em Tupi Paulista e foi informada de que não havia nenhum procedimento administrativo instaurado a respeito do assunto uma vez que segundo constava o corte das árvores estava de acordo com a legislação, informalmente algumas pessoas estiveram na promotoria para conversar sobre a mudança.
Já a Prefeitura de Tupi Paulista informou que se trata de um campo society que faz parte do projeto de revitalização da praça e que as árvores suprimidas serão repostas. Veja a nota na íntegra. “Ao que se refere ao Projeto de Revitalização da Praça Central “Marechal Floriano”, informamos que campo society que será instalado no município de Tupi Paulista é integrante de um projeto de revitalização completa da Praça. O campo foi conquistado por intermédio do Programa “100% – Esporte para Todos”, junto à Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, sem quaisquer custos para o município. Salientamos que é uma grande conquista para o município em que dos 645 cidades do Estado, apenas 125 foram contemplados.
Ademais, por intermédio de emendas parlamentares foi firmado convênio junto aos Governos Estadual e Federal para custear a revitalização (ressaltamos que os convênios estão em fase de elaboração), uma vez que a praça que fora construída em 1.961 e desde então não passou por grandes modificações, a mesma necessita de uma revitalização completa. O projeto prevê, além da revitalização completa da Praça, que as árvores suprimidas serão repostas, parque infantil será revitalizado, bem como será disponibilizado acesso a internet para os usuários da praça, dentre outras melhorias. Em breve o projeto será apresentado para a população”, diz a nota.