Dos 1.075 detentos que cumprem pena no regime semi-aberto do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Pacaembu, 951 estão em liberdade para passar o Dias das Mães com os familiares. Os beneficiados com a saída temporária deixaram o regime na quinta-feira e devem retornar na próxima terça-feira, às 17 horas, caso contrário serão considerados foragidos da Justiça.
Na região também foram liberados temporariamente presos da ala semi-aberta da Penitenciária de Lucélia. Segundo a polícia, no estado de São Paulo foram colocados em liberdade por causa do Dia das Mães, 18 mil detentos.
A conhecida “saidinha temporária” é concedida pela Justiça em datas especiais como: fim de ano, Páscoa, Dia das Mães e Dia das Crianças, aos presos que preenchem vários requisitos, um deles o de bom comportamento.
FLAGRANTE – No começo da madrugada de ontem, a Polícia Militar prendeu um detento de 46 anos que tinha sido liberado na quinta-feira com a saidinha do Dia das Mães. De acordo com a polícia, o detento foi denunciado por ter ameaçado uma pessoa com uma arma.
Debaixo da cama dele, os policiais encontraram um revólver calibre 38 e uma sacola contendo cartuchos intactos. Ficou constatado que a arma tinha sido furtada em janeiro deste ano em Presidente Prudente. O detento foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo, receptação e lesão corporal.