Na reunião mensal do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) realizada na terça-feira à noite, na sede da subsecção da OAB, além dos diversos assuntos relacionados à segurança que foram discutidos pelos presentes, dois deles foram os destaques. O primeiro a estatística da Polícia Militar divulgada pelo capitão Ivan Garcia de Oliveira, comandante da 1ª Cia., sobre o número de acidentes que aconteceram no trânsito, após a instalação do radar móvel e o segundo, o número de multas aplicadas a partir da operação do equipamento, cujos dados foram apresentados por João da Silva, secretário de Assuntos Viários (Semav).

Segundo os dados da PM, no período de 10 a 24 de maio, quando foi instalado o radar, num período de 15 dias, aconteceram 22 acidentes.

De acordo com o capitão Ivan, no mesmo período de abril (2010) houve um registro de 30 acidentes, o que mostra que após a instalação do equipamento aconteceu uma redução em torno de 27%.

O capitão explicou que se comparar o total de acidentes com 15 dias da operação do radar em relação a maio do ano passado, a redução é de 31%. “Acredito que essa redução positiva de acidentes é influência do radar no trânsito e pode ser maior em decorrência do tempo que as pessoas têm para receber as notificações”, ressaltou o capitão.

Outro momento importante da reunião do Conseg foi quando o secretário João da Silva mostrou aos presentes um balanço extra-oficial de multas validadas efetuadas no período de 10 a 15 de maio – os primeiros cinco dias de radar.

Segundo ele, no dia 10 (maio), foram multados com a velocidade acima do limite permitido (40 km/h) 60 condutores de veículos; no dia 11, um total de 31, dia 12, o radar registrou 32 multas; no dia 13, o total foi de 55 e no dia 14 foram 65 autuações, perfazendo um total geral de 243 multas.

João da Silva disse ontem que esse resultado da operação do radar nos primeiros 15 dias pode ser considerado bom já que a comparação mostra que os acidentes diminuíram em Dracena. “Os números mostram que o nosso objetivo principal, reduzir o número de acidentes já está sendo alcançado”.

A Polícia Militar, Bombeiros e o Pronto Atendimento Municipal (PAM) ganham com isso na questão dos atendimentos, pois vidas estão sendo preservadas.

João da Silva afirmou ainda que todas as pessoas multadas pelo radar por excesso ao limite de velocidade permitido receberão em casa as notificações e terão um prazo de 30 dias para recorrer.

O responsável pela Semav disse ainda que a operação do radar à noite ocorrerá nas quartas, sextas e sábados. O site da Prefeitura informará o cronograma de funcionamento (dracena.sp.gov.br).

João da Silva confirmou que nos próximos dias o projeto de implantação do radar pode ser estendido a outros pontos com maior número acesso de veículos e alto índice de velocidade.

O radar deve ser levado para a rua Monte Castelo que tem alto fluxo de veículos em alta velocidade e também na rua Tenente Contrera. “A ampliação dos pontos está em fase de estudo e análise juntamente com a população que pode nos ajudar com informações em busca da redução do alto índice de velocidade. A população está vendo o resultado positivo e graças a Deus os condutores já estão respeitando o limite de velocidade”, concluiu o secretário.

Milton Polon, presidente do Conseg analisou a reunião como positiva. Teve a participação de mais de 40 pessoas, representando diversos segmentos da sociedade, inclusive integrantes da Polícia Civil e Militar e a procuradora do Estado Daniela R. Valentim Angelotti.

Segundo Polon, os dados positivos sobre a instalação do radar apresentados pela PM e Semav também foram importantes. A próxima reunião do Conseg será no dia 29 de junho, na Câmara Municipal.