Na sexta-feira à tarde, na sede da Delegacia Seccional da Polícia Civil, durante correição ordinária anual feita pelo delegado de polícia diretor do Deinter-8 de Presidente Prudente e do Deinter-5 de São José do Rio Preto, Antônio Mestre Junior, foram analisados os serviços prestados pela Polícia nas repartições de Dracena e região. “Trata-se de uma oportunidade de prestar contas à população”, afirma o diretor.
Na correição há espaço para serem ouvidas as sugestões, queixas e cobranças correspondentes ao trabalho da Polícia Civil por parte de instituições locais e de cidades vizinhas, como OAB, Ministério Público, Prefeitura, Conselhos de Segurança, representantes de entidades, bairros entre outros.
Num segundo momento, o diretor se reuniu com os delegados, policiais e representantes dos Consegs da região para verificar o que foi feito em prol da segurança da população e tratar de questões referentes à categoria, ouvindo as críticas, sugestões, problemas, considerações de modo que os policiais se sintam como parte de um todo, que é a Polícia Civil do Estado.
O diretor do Deinter-8 destacou os índices de criminalidade decrescentes e a solução rápida nos casos de autorias desconhecidas na região. Os indicadores são analisados de acordo com a indicação da ONU, que avalia o número de crimes por 100 mil habitantes. Ele atribuiu o decréscimo ao ótimo nível profissional dos policiais e a homogeneidade das comunidades locais, como a forte presença das colonizações italiana e japonesa, que se fundamentam na conduta cristã, ética e prática de bons costumes.
De acordo com o delegado, a principal meta para a região, que já está em fase de desenvolvimento é aumentar o número de efetivo. Ele ressalta que para se formar um policial civil há um processo necessário para uma preparação adequada, que vai desde a aprovação em várias fases dos concursos até os cursos de sete a dez meses na capital paulista. “Temos uma defasagem de 40%, dentro de um ano e meio esperamos ter um acréscimo de 35% do efetivo”, considera.
Ele se mostrou satisfeito com a receptividade das pessoas e instituições e agradeceu a todos os presentes e aos policiais civis da região.