O delegado geral da Polícia Civil, Domingos Paulo Neto, nomeou na tarde de quinta-feira (4), durante reunião de trabalho com policiais civis, Walmir Geralde para o cargo de delegado diretor do Deinter-8 (Presidente Prudente), passando a ocupar o lugar do delegado Antônio Mestre Júnior que permaneceu por cinco meses a frente do departamento. Mestrinho, como é chamado pelos colegas do meio policial, retomará o comando do Deinter-5, de São José do Rio Preto. A reunião de trabalho aconteceu no salão nobre da Unitoleto, em Presidente Prudente.

O delegado geral Domingos Paulo Neto recebeu do prefeito prudentino Milton Carlos de Mello (Tupã) decreto de hóspede oficial do município.

Num rápido pronunciamento como diretor empossado do Deinter-8, Walmir Geralde, ‘culpou’ a plateia formada por centenas de policiais pelo sucesso obtido na carreira pessoal, lembrando o importante papel da imprensa por sempre ter dado visibilidade a eventos da Polícia Civil, informando com justiça.

Antes do cerimonial, o delegado geral concedeu coletiva à imprensa da região, tendo o aumento de efetivo nas delegacias como principal assunto abordado.

“Nós temos na Academia da Polícia duas turmas sendo formadas que completarão o curso de formação profissional no final desse mês, os participantes serão designados no início de dezembro. Temos mais dois concursos em andamento tanto para escrivão como para investigador.

Creio que nos primeiros meses do próximo ano este pessoal já esteja na Academia, são mais de mil policiais nestes outros dois concursos. Existe formulada a solicitação de instauração de concurso para delegado de polícia, agente de telecomunicação, auxiliar de papiloscopista [policial especializado em trabalhar com a identificação humana], escrivães e mais um concurso de investigador de polícia com quase 600 vagas”, confirmou.

O delegado disse que atualmente o grande anseio da Polícia Civil é a aprovação da reestruturação das carreiras, proposta, segundo ele, sob análise da Secretaria de Estado da Segurança Pública e de outros órgãos da administração superior.

Quanto à equiparação salarial dos oficiais da PM se comparada a de delegados de carreira da Polícia Civil, comentou se tratar de outra questão que não está por hora englobada nesta proposta da reestruturação, mas informou que foi encaminhada para apreciação.

Policiais civis receberam questionário contendo 36 itens para que fossem assinalados cinco, no total, em relação a pontos relacionados à melhoria na condição de serviço dos servidores.

Durante o evento, vários policiais civis que trabalham na área da Delegacia Seccional de Polícia de Dracena também receberam certificados enaltecendo os bons serviços prestados a população. A reunião contou com a participação de vários delegados tanto de Dracena quanto de municípios da região e ainda do seccional João Paulino da Silva.