Menos de uma semana depois de ter sido furtado, o sino da matriz de Santo Antônio do Pinhal (171 km de São Paulo), no Vale do Paraíba, foi encontrado nesta quarta-feira (15).

Abandonado às margens da rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro (SP-123), o sino foi encontrado com um bilhete, escrito possivelmente pelo ladrão. Na mensagem, ele diz que devolve o sino por ser devoto de Santo Antônio.

De acordo com o delegado Rubens Garcia Neto, o sino foi encontrado na altura do km 2,5 da rodovia, na cidade vizinha de Taubaté, por um motorista que passava pelo local.

O motorista levou o sino para casa e avisou o padre Pedro Alves dos Santos, pároco da matriz de Santo Antônio, a quem a carta estava endereçada.

Junto com a polícia, o padre foi até o local e recuperou o sino. Em entrevista, ele havia dito que tinha fé na possibilidade de o ladrão devolvê-lo.

O bilhete, escrito num pedaço de folha de caderno e em caneta preta, diz: “Estou devolvendo o sino de Santo Antônio do Pinhal pois sou devoto. A fé faz as coisas impossíveis se tornarem possíveis.”

O sino da matriz de Santo Antônio era um dos quatro furtados na última semana em igrejas da região.

Foram alvos dos ladrões ainda igrejas em Taubaté, São Luiz do Paraitinga e Natividade da Serra. A polícia vai continuar as investigações para chegar até os ladrões e recuperar os três sinos ainda desaparecidos.