O 25º Batalhão de Polícia Militar do Interior realiza hoje (27), no salão social da Adec (rua Dom Pedro, 1279), o 1º Simpósio de Polícia Comunitária. O policiamento comunitário consiste na apresentação da polícia à população e na integração com as atividades da comunidade.
O trabalho resume-se em rondas policiais constantes, contatos com lideranças de cada região, participação em reuniões comunitárias, coordenação e intermediação de serviços de outras instituições presentes nos bairros, e administração de crises e problemas locais, encaminhando-os aos órgãos e setores competentes, quando não forem demandas policiais.
O papel da polícia face à comunidade é uma questão central no policiamento moderno. Cada vez mais, tanto as forças policiais quanto a comunidade, reconhecem o quanto umas necessitam das outras e, quando as forças policiais e os cidadãos começam a ver a si mesmos como “coprodutores” da segurança pública, acumulando benefícios. A premissa central do policiamento comunitário é que o público exerça um papel mais ativo e coordenado na obtenção da segurança.
O evento contará com a participação da professora Neli Henriques Caccozzi com a palestra “A violência: uma exclusão familiar e social”; Margarete de Cássia Lopes com “Democracia: participação da sociedade nas decisões de Estado” e do capitão Alexandre Marcos de Oliveira com “Polícia Comunitária nos dias atuais e os Conselhos Comunitários de Segurança”.
Também haverá estandes com exposição de projetos sociais desenvolvidos por policiais militares da área de atuação deste batalhão, sendo o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), Projeto Música na Escola e Escolinha de Ciclismo Papa-léguas de Adamantina, Projeto Renascer de Salmourão e Projeto Escolinha Califórnia Ciclismo Mirim e Projeto Profica de Osvaldo Cruz.