Se tudo der certo como foi planejado num prazo máximo de três meses, a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) que tem como delegada Maria Ângela Tófano Rodrigues vai se unir as Delegacias de Investigações Gerais (DIG) e Sobre Entorpecentes (DISE), em Dracena.

A informação foi dada ontem (28) à tarde, pelo delegado seccional de polícia, João Paulino da Silva.

Ele confirmou e explicou que a fusão depende do aluguel de uma grande residência localizada no Jardim América. João Paulino disse que o imóvel é o preferido já que tem 11 salas e fica nas proximidades do Fórum e numa região nobre.

De acordo com ele, a residência está sendo reformada com nova pintura onde caberão as três unidades especializadas juntas.

João Paulino afirmou que as reformas estão bem adiantadas e se for acertada a questão do aluguel, a previsão é que a fusão ocorra a partir de setembro, mas caso não dê certo a Delegacia Seccional vai procurar outro local para a instalação.

“A fusão faz parte da reengenharia da Polícia Civil com as três unidades atuando juntas e, com isso, aproveitando o material humano e os recursos materiais para a melhoria das atividades.

É bom explicar que não se trata de extinção de nenhuma das repartições, mas as três unidades juntas, o que tornará mais forte a instituição investigativa”, ressaltou o delegado João Paulino.

Com a fusão das três delegacias no prédio onde atualmente está a Delegacia de Defesa da Mulher será instalado o Núcleo Especial Criminal (NECRIM) que vai atuar na conciliação dos envolvidos em crimes de menor potencial ofensivo.

Um deles seria os casos de acidentes de trânsito que serão resolvidos em audiências conciliatórias entre as partes com soluções rápidas e os procedimentos enviados ao Fórum para homologação do juiz.