A Polícia Civil participou no ano de 2011 da campanha do desarmamento em parceria com a Polícia Federal. A área do Deinter 8, que abrange as delegacias seccionais de Adamantina, Dracena, Presidente Prudente e Presidente Venceslau recebeu deste o início da campanha (18 de julho) 273 armas, média de mais de uma arma por dia.

Foram entregues 43 pistolas, 93 revólveres, 69 espingardas, 44 garruchas, 10 carabinas, 7 rifles, 5 armas artesanais e 2 de outros tipos. Em Venceslau houve o maior índice 31% das armas entregues, Dracena recebeu 28%, Adamantina 22% e Presidente Prudente 19%. Só no mês de dezembro foram somados mais de R$ 3 mil em indenizações, totalizando mais de R$ 28 mil desde o início da campanha.

O convênio com a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo que autoriza a Polícia Civil a cooperar com a campanha recebendo armas, foi assinado com vigência para cinco anos, prorrogáveis. Na área do Deinter 8, são 69 postos distribuídos nos 54 municípios.

As armas recolhidas são destruídas, garantindo sua diminuição no acervo do país. O maior estímulo na adesão à campanha e que a diferencia das anteriores, está no fato de preservar a identidade da pessoa que entrega armas e munições, garantindo anonimato, assim como a agilidade nas indenizações que agora possibilita o recebimento já no primeiro dia útil. Desta forma a origem da arma não se vincula ao interessado na adesão à campa