A aula inaugural da 7ª turma da Escola de Formação de Soldados da Polícia Militar de Junqueirópolis foi realizada ontem (13), com as presenças do prefeito Osmar Pinatto; do comandante do 25º Batalhão da Polícia Militar de Dracena, major Sílvio César Saraiva; do coordenador do curso, capitão Nivaldo Donizete Terra e oficiais pertencentes ao BPM-I.
São 79 alunos que ingressaram na Escola como soldados PM 2ª classe. O curso terá a duração de um ano e nas 36 primeiras semanas, os alunos terão aulas teóricas de disciplinas que incluem o ensino do Direito, procedimentos militares, instruções de tiro e condicionamento físico.
Nas 17 semanas finais, a partir de dezembro, as aulas serão práticas, de especialidades, com os soldados participando de operações de prevenção à segurança nas cidades da região, supervisionados por policiais militares instrutores e oficiais da PM.
Conforme o comandante do 25º BPM/I e diretor do curso, major Saraiva, o 25º BPM-I já possui a tradição de formar policiais. “A Escola de Formação em Junqueirópolis é um incentivo ao jovem da região para ingressar na carreira”, enfatizou o major, ressaltando o apoio da Prefeitura na infraestrutura do local.
“A Escola de Formação nos orgulha, projeta a região e o 25º Batalhão, a responsabilidade de cada um de nós é grande uma vez que a Polícia Militar tem como princípio, a defesa da vida, integridade física e a dignidade da pessoa humana”, afirmou o major.
O comandante também pontuou aos alunos que os policiais devem estar preparados para se defrontar com situações inesperadas e o mais importante, de acordo com ele, é adquirir o respeito da comunidade.
Saraiva concluiu afirmando que os alunos estão iniciando um processo e já superaram obstáculos ao serem selecionados para o curso. Na região há duas escolas de formação de soldados da PM, em Presidente Prudente e Junqueirópolis, mas neste ano o curso será realizado apenas em Junqueirópolis.
O prefeito Osmar Pinatto falou da importância do município receber uma nova turma de formação de soldados da Polícia Militar, incrementado com a filosofia da polícia comunitária na preservação e prevenção da segurança, seguindo as diretrizes da Secretaria Estadual da Segurança Pública.
“Na escola da PM de Junqueirópolis formaram-se soldados que hoje são delegados de polícia, oficiais da PM e outros ocupam cargos na promotoria pública”, enfatizou o prefeito, a se referir à seriedade, disciplina e aos métodos adotados no curso de formação dos soldados. O prefeito também destacou a redução da criminalidade no estado de São Paulo. “A Polícia Militar do estado de São Paulo é uma das instituições de maior respeito no país”, concluiu.
O capitão Terra também abordou a responsabilidade dos novos alunos com a carreira que estão iniciando. “Precisamos de bons soldados”, afirmou. Segundo o oficial, a Polícia Militar enfrenta situações imprevistas e 75% do êxito profissional, deve-se ao idealismo do dever cumprido, protegendo a sociedade. No final da solenidade, o major Saraiva e o capitão Terra entregaram um diploma de reconhecimento e lembrança da Polícia Militar ao prefeito.
As aulas tiveram início no dia 3 de abril acontecem nos períodos da manhã e tarde. Durante o curso, 45 instrutores, todos da Polícia Militar, ministrarão as aulas. Os alunos são das cidades próximas e várias regiões do Estado.