A operação conjunta da Polícia Civil, através de investigadores da DIG/DISE e de outras unidades de toda a área da Delegacia Seccional de Dracena, Polícia Militar, Secretaria da Fazenda, Setor de Fiscalização da Prefeitura, Detran e do Instituto de Criminalística, denominada “Desmanche”, que foi desenvolvida ontem, 4, em vários estabelecimentos do ramo de compra e venda de peças usadas, conhecidos popularmente de ‘Ferros-Velhos”, terminou com saldo positivo.
A avaliação é do delegado Alexandre Luengo Lopes (DIG/DISE) que participou da operação em Dracena. Ele explicou que fiscais da Fazenda Estadual e do Detran autuaram os estabelecimentos que apresentaram irregularidades referente a falta de documentação.
Segundo o delegado, em um dos desmanches fiscalizados foi apreendido um veículo Santana sob suspeita de adulteração do chassi e passou por exame da perícia feita pela equipe de peritos do Instituto de Criminalística.
Alexandre disse, ainda, que o dono do desmanche foi ouvido na DIG e liberado. “O resultado da operação foi positivo e deixou satisfeita a Polícia Civil e todas as demais instituições integradas nesta ação e a tendência é que ela seja rotineira”, ressaltou o delegado Alexandre Luengo Lopes.
A operação foi desenvolvida em cumprimento a lei de Desmanches 15.276/2014 que determina o trabalho em conjunto com diversos outros órgãos estaduais e municipais.
Os trabalhos persistirão ao longo do ano, com fiscalizações surpresa, integrando todo o aparato do estado de São Paulo.
A operação visa coibir a prática de receptação e revenda de peças oriundas de veículos furtados, o que irá de pronto reduzir o ímpeto dos meliantes no cometimento do crime de furto de veículos.