Em 2014, policiais militares do 2º Pelotão da PM de Panorama aplicaram 1.265 autos de infrações (notificação de multa), por desrespeito às leis – municipais e estaduais de trânsito – no decorrer do ano na cidade. A falta de documentação do veículo e do condutor são os tipos de infrações de trânsito mais comuns em Panorama.
O montante de notificações é inferior ao registrado em 2013, quando a quantidade de autuações atingiu 1.417. Em 2013, no ranking de notificações de multas aparecem moto (912), carro (470), e caminhão (35). No ano seguinte, os números foram – moto (766), carro (494), e caminhão (5).
A Polícia Militar atribui a diminuição das multas a uma maior conscientização dos condutores no trânsito.
O levantamento é feito com base nas operações de trânsito organizada pela Polícia Militar nas abordagens a carro, moto e caminhão. A motocicleta é o veículo que mais registrou auto de infrações nos dois anos, aponta o levantamento da PM.
Em se tratando de motocicleta, o tenente Marcos Paulo, comandante do 2º Pelotão da Polícia Militar de Panorama, alertou sobre cuidados na compra de motocicletas e outros veículos adquiridos em leilão, onde dezenas deles estão sem autorização para transitar.
“Caso a pessoa compre motos em leilão, que não estejam apta a ser documentada e com chassi adulterado, este cidadão não pode trafegar pelas ruas com o veículo”, disse o oficial, orientando motoristas a buscarem esclarecimentos junto ao leiloeiro ou pesquisar informações do veículo na Ciretran antes de efetuar a compra.
De acordo com a direção do pátio de Panorama, motos de leilão normalmente são adquiridas pelas oficinas mecânicas para retirada de peças.
Eduardo H. G. de Oliveira, sócio-proprietário do pátio responsável pelo recolhimento de veículos apreendidos em Panorama e nos municípios de Paulicéia e Monte Castelo calcula que desde agosto passado, 200 motos foram apreendidas pela Polícia Militar por apresentar irregularidades no trânsito. Desse montante, 150 delas só em Panorama.
ORIENTAÇÃO – Segundo o comandante da PM de Panorama, a pessoa que estiver dirigindo um veículo irregular não deve tentar fugir da fiscalização policial, evitando assim riscos de acidentes. Durante a fuga, o condutor, sem perceber pode cometer outras autuações, que lhe trarão prejuízos maiores.