A Polícia Civil de Presidente Bernardes realizou, ontem, 14, uma operação policial para cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão. Na ação, um homem, que não teve a idade divulgada, foi preso por estelionato. Ele comprava bois com cheques de terceiros, sem fundos, alegando se tratar de um “intermediário” de um pecuarista de Mato Grosso.
Conforme as informações registradas, o indiciado negociava com vendedores de gado e alegava que ele representava um comprador que possuía muitos animais bovinos, inclusive, em arrendamentos em propriedade do suspeito, garantindo que lhe devolveria os animais caso o acordo não fosse honrado.
Porém, o comprador na verdade se tratava do próprio homem, que depois renegociava o gado e ficava com o lucro. Os cheques do “suposto pecuarista”, na verdade eram de “laranjas”, que não eram saldados.
Depois, quando as vítimas lhe procuravam, segundo a polícia, o indiciado afirmava que ele não seria o comprador para que as mesmas acreditassem que o “tal pecuarista”, supostamente indivíduo de posses, viria a saldar a dívida. Também foi apurado que o homem realizou a inscrição de produtor rural do suposto pecuarista para emissão de notas em nome dele, isso com o fim de tornar crível sua existência e “ludibriar” os vendedores.
Diante dos fatos, ele foi encaminhado à delegacia, onde teve a prisão ratificada. Além dele, outras quatro pessoas foram detidas durante a operação.