Policiais militares do 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental que prestam serviço em Rosana apreenderam no sábado, 19, por volta das 15h30, 47 quilos de pescados das espécies pintado, jaú e curimbatá. Ao realizar patrulhamento aquático pela ilha geográfica jusante da UHE Sérgio Motta em Rosana.
A equipe surpreendeu três pessoas desembarcando e no interior do barco havia dois pintados e um curimbatá, estes capturados mediante a utilização de pesca subaquática. Também havia no interior do barco óculos de mergulho, blusas, calças e macacões de mergulho, nadadeiras e arbaletes, todos utilizados para pesca subaquática.
Na sequência a equipe realizou diligências em um rancho e acondicionado em um freezer foi localizado um peixe da espécie jaú, capturado com tarrafa. Como o jaú figura em lista de peixes ameaçados de extinção, foi arbitrada uma multa no valor de R$ 2.336,00 por armazenar pescado proveniente da pesca proibida e outra multa de R$ 1.174,00 por pescar mediante a utilização de método não permitido.
Diante dos fatos foram apreendidos os peixes, roupas e equipamentos de mergulho, um barco de alumínio de 5,5 metros de comprimento e um motor de popa 40 hp.
O pescado apreendido, após análise de médico veterinário foi doado à instituição AACAR (Associação de Amparo a Criança e Adolescente de Rosana).
Os demais materiais ficaram depositados na Base Operacional de Rosana à disposição da Justiça.