A cidade de Castilho/SP, distante menos de 15 km de Andradina, viveu uma madrugada tensa na sexta-feira (25), quando um bando formado por pelo menos cinco homens, tentou arrombar duas, das três agências bancárias localizadas na cidade, ambas localizadas ao lado da praça da matriz.
A rápida chegada de reforços de PMs de Andradina, impediu a ação dos marginais, que fugiram sem levar nada e ainda não foram identificados.
A ação ousada, típica de grandes centros, ocorreu pouco depois da 1h, quando o bando chegou em um veículo VW Tiguan ou Land Rover (placas de São Paulo), na cor branca, chegou primeiro na agência do Banco do Brasil, quando conseguiu chegar até próximo ao cofre, porém nada foi levado. Já na agência da Caixa Econômica Federal, os ladrões também não subtraíram nenhuma quantia em dinheiro, mas levaram dois coletes a prova de balas, dois revólveres calibre .38mm e 20 munições do mesmo calibre, usadas pelos vigilantes do banco. Já a agência do Bradesco, que também fica nas imediações da praça, não foi invadida.
Conforme o apurado pela reportagem junto à Polícia Militar, um rapaz de 20 anos informou que estava sentado com amigos na praça central, quando o veículo branco passou por eles e parou em frente da agência do Banco do Brasil. Todos desceram encapuzados e de arma em punho, algumas delas longas e com mira a laser. Um deles foi na direção do jovem e apontou a arma, dizendo que a polícia fosse chamada, ele iria atirar. O rapaz, que estava com outros colegas, saíram correndo. Uma luz verde, semelhante a laser, seguiu-os por diversos metros”, afirmaram os jovens.
Como não conseguiram levar nada do banco, os bandidos rumaram para a agência da Caixa, e no caminho renderam o vigia da Prefeitura. Eles questionaram se o “guarda” estava armado. Diante da negativa, só ordenou que ele ficasse sentado e não reagisse, já que o interesse deles era somente com o banco. Também ali não conseguiram chegar ao cofre. Diante do assalto frustrado, o bando conseguiu fugir antes da chegada da Polícia Militar.
A Polícia Militar do município foi acionada pelos jovens que foram abordados pelos assaltantes, que conseguiram fugir minutos depois. A viatura da cidade aguardou reforço das viaturas de Andradina e não se aproximaram até que todo um efetivo tivesse condições de efetuar uma varredura pelas duas agências. PMs constataram que as duas agências foram muito mexidas, com portas de vidro e balcões danificados, porém, o cofre que guarda o dinheiro eles não tiveram acesso.
O local foi isolado para trabalhos da Perícia Técnica da Delegacia Seccional de Andradina, além da Polícia Federal de Araçatuba também ter comparecido, por serem bancos do Governo Federal. Foram colhidas possíveis impressões digitais do local, assim como os policiais buscavam imagens de comércios ou residências das proximidades dos estabelecimentos bancários.
A Delegacia de Investigações Gerais da Polícia Civil de Andradina também vai investigar os casos e tentar solucionar essa tentativa de roubo a bancos, comuns em grandes cidades e típico de uma facção que age dentro e fora dos presídios paulistas.
OUTRO CASO
Em março de 2013, a agência do Banco do Brasil foi invadida por bandidos, que conseguiram desativar o sistema de alarmes, arrombando com um maçarico o caixa eletrônico, porém não conseguiram subtrair nenhum valor. Não se sabe até hoje o que os fez desistir do assalto. (com informações da PM)