A campanha nacional de vacinação contra gripe deste ano será realizada de 25 de abril a 9 de maio, sendo 26 o dia de mobilização nacional. O início da campanha, antes previsto para o dia 22, foi alterado em razão de atrasos no recebimento das doses da vacina.
A novidade deste ano é a ampliação da faixa etária para crianças de seis meses a menores de cinco anos. No ano passado, o público infantil foi de seis meses a menores de dois anos.
As doses da vacina estarão disponíveis, durante a semana, em todas as unidades de saúde do município, das 7h às 17h. Já no sábado, 26, Dia “D” da campanha, das 8h às 17h, a vacinação será realizada no Centro de Saúde, PAS I (rua Nove de Julho), PAS II (ESF Vila Jardim/ESF Jardim Brasil), PAS III (Jardim Adamantina) e no período da manhã, em postos de vacinação montados no Paço Municipal Miguel Abdo e no Jardim Bela Vista.
O público-alvo da campanha é de 49,6 milhões de pessoas e a meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% desta população considerada de risco para complicações por gripe.
Além das crianças de seis meses a menores de cinco anos, integram este grupo pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.
As pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar. Para esse grupo não há meta específica de vacinação.