Na contramão de outros chefes de executivo que estão enfrentando sérias dificuldades no início de mandato, José Antonio Pedretti (PR) faz um balanço otimista dos primeiros 75 dias, à frente da prefeitura local. Mas reconhece a “mãozinha” que recebe dos governos federal e estadual, através de recursos para os mais variados setores do município. Como Dilma e Alckmin buscam a reeleição, outras verbas devem ser aprovadas, nos próximos meses. 

Nova estação
Pelo visto, o outono está sendo recebido com chuvas, nesta e nas outras comunidades da microrregião. O instituto Climatempo assegura que, entre hoje e amanhã, caem 10 milímetros de chuva. Quinta-feira, quando o verão já foi embora, estão previstos mais 19 milímetros. As temperaturas oscilam entre 35º e 19º. O outono começa, oficialmente, às 8h02 (horário de Brasília) desta quarta-feira.

Roteiro da destruição
Sábado, uma hora de chuva forte foi suficiente para deixar Presidente Venceslau (70 quilômetros daqui) em situação caótica. Uma pessoa morreu, em razão de um desmoronamento e pelo menos mais dez tiveram as residências inundadas. Ontem, funcionários da prefeitura faziam um levantamento dos estragos. A volúpia das águas foi tão grande que chegou a levantar o calçamento de algumas do centro e dos bairros.

Saia justa
O sindicato da categoria entrou em rota de conflito com duas poderosas redes bancárias que trabalham em “horário estendido”, atendendo clientes até 20 horas. Uma delas adotou o esquema em 131 agências do estado e a outra em 450 estabelecimentos do país. O sindicato protesta, justificando que se trata de medida unilateral, sem diálogo com os trabalhadores.

Folgados comemoram
Tramita, na assembleia paulista, projeto do deputado Rui Falcão (PT) que proíbe a inscrição do nome do consumidor nos serviços de proteção ao crédito, enquanto a dívida estiver sendo discutida em ação judicial. Segundo o petista, “objetiva desburocratizar o processo de pedido de retirada dos nomes incluídos em bancos de dados de devedores, e está em sintonia com o Código de Defesa do Consumidor que considera abusivo qualquer tipo de constrangimento na cobrança de inadimplentes”.

Correção caolha
Redações que obtiveram nota máxima, na avaliação do Enem/2012, continham erros de ortografia como ‘rasoavel’, ‘enchergar’ e ‘trousse’. O jornal carioca “O Globo” teve acesso a várias delas e ainda comprovou derrapadas sérias de concordância verbal, acentuação e pontuação. Pelo manual do MEC, desvios gramaticais mais graves, como erros de concordância verbal, deveriam excluir a redação da nota máxima.

Pequeno lapso
Benedito Valadares, uma das maiores raposas da política de Minas, no século passado, escreveu o livro “A lua cai”. O escritor Ciro dos Anjos, seu secretário particular, invadiu o gabinete observou: – A lua não cai, governador, a lua sai. Sem delongas, o grande amigo de Juscelino justificou: – Ah, Ciro, quem pode com esses revisores? Eles sempre comem as cedilhas.

Nei e as vacas sagradas
Mesmo na liderança do Paulistão (com um jogo a menos), o mineiro Nei Franco balança no comando técnico do São Paulo. Sem dotar o time de um padrão definido de jogo e não conseguir montar o quadro titular, Nei ainda resolveu afrontar os jurássicos Rogério Ceni e Lúcio, sem falar da eterna rebeldia do meia Paulo Ganso que fala muito e produz quase nada. Um novo fracasso na Libertadores e o treinador compra passagem só de ida para Belzonte.