Anteontem, o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) efetuou blitz em supermercados das regiões da Nova Alta Paulista e da Alta Sorocabana, objetivando fiscalizar produtos embalados e com indicação de peso colocados pelos próprios estabelecimentos. Seis supermercados foram apontados em situação irregular: dois em Pacaembu, um em Flórida e três em Santo Anastácio.
Tragédia anunciada
Por volta de 17 horas de ontem, a Defesa Civil de Pompéia monitorava o destino dos litros de óleo diesel que vazaram de um caminhão-tanque, após acidente em movimentada via pública daquela cidade que recebe todo o trânsito da rodovia Comandante Ribeiro de Barros. O veículo que carregava 45 mil litros do combustível, tombou porque o motorista do caminhão-tanque não conseguiu subir uma ladeira.
Temor justificado
Um motorista desta cidade que passara a manhã em Marília e voltava para cá, afirmou que o caminhão desceu de ré, chocando-se contra dois veículos e um poste. Com o choque, um dos tanques rompeu, provocando o vazamento do diesel que se infiltrou nas galerias pluviais. A Defesa Civil temia que se verificassem danos ambientais
Perdeu o “status”
Borá, 834 habitantes, situada nas proximidades de Paraguaçu Paulista, deixou de ser o menor município do país. De acordo com o IBGE, a “primazia” passou para a mineira Serra da Saudade, com 825 moradores. No entanto, o estado de São Paulo continua mantendo três comunidades no ranking das nanicas do país: Borá (834), Nova Castilho (1.195) e Uru (1.252).
A morte do “Português”
Quinta-feira à tarde, através do amigo Antonio Luiz Pioltine, recebi a triste informação do falecimento do professor Gentil Aires, residente na vizinha Tupi Paulista. O esposo da professora e ex-vice-prefeita Alice Teruel Aires sucumbiu em decorrência de problemas posteriores a uma cirurgia. Gentil foi uma das pessoas que acolheu de forma fraternal este colunista, quando de sua chegada à cidade para lecionar no inesquecível Cene. Para a Alice e a filha Luciana, sinceras condolências.
Companheiro ilustre
Gentil Aires formou-se em educação física no Rio de Janeiro. Ele fez parte da mesma turma do ex-árbitro e hoje comentarista da rede Globo, Arnaldo Cezar Coelho que apitou a final da Copa do Mundo de 1982. Tive a honra de orientar Gentil sobre os possíveis assuntos da redação do vestibular da universidade carioca. Inclusive o tema solicitado na prova: a deficiente preparação dos atletas da seleção brasileira para o mundial de 1966, na Inglaterra.
Sem qualquer pudor
Em mais uma absurda afronta aos brasileiros, os deputados federais decidiram manter o mandato do companheiro rondoniano Natan Donadon (sem partido), condenado pelo STF por formação de quadrilha e peculato. Debochando dos parlamentares, o ministro Marco Aurélio Mello afirmou: “Os reeducandos da prisão da Papuda estão homenageados com a presença do deputado federal. Quem sabe na Papuda ele tenha um tratamento especial”.
Prato cheio
A vergonhosa votação favorável a Donadon constitui-se em assunto fértil para os que se utilizam das redes sociais. O tuiteiro Marcelo Amaral, por exemplo, diz que o parlamentar vai ser uma péssima influência para os demais prisioneiros da Papuda. José Simão, sarcástico colunista da Folha, dispara: Donadon é o deputado que todos nós sonhamos, pois já está preso.