Frequentemente, o responsável por este canto de página compulsa (gostaram do termo purista?) edições antigas de periódicos que já circularam nesta trepidante comunidade. Ontem de manhã, por exemplo, ao ler a Tribuna do Povo de 1º de outubro de 1977 deparou-se com a notícia de que, na véspera, seis veículos haviam sido arrombados, com os ladrões levando objetos variados. Em função da ousadia, suspeitou-se que a operação tivesse sido levada a cabo por quadrilha experiente e motorizada.
O saldo do arrastão
De acordo com o relato do jornal, os ladrões começaram estourando a Caravan de Abílio Reis (rua Bahia) da qual levaram um toca-fitas e um cochinile. Na casa de José Carlos Vidotti (rua Nossa Senhora Aparecida), arrombaram dois carros da marca Corcel, onde se encontravam um toca-fitas e uma japona. Do Corcel de Dirceu Garcia (r. Carlos Gomes) surrupiaram o toca-fitas e 5 fitas gravadas.
Sequência de crimes
Os ladrões deram sequência à onda de ataques, arrombando o Opala de Wander Dorival Ramos (r. Vendramin), apoderando-se de um toca-fitas e de uma carteira com documentos. E na ação mais ousada, levaram um motor de popa que estava no porta-malas da Caravan de José Maria Ferreira, residente na Euclides da Cunha.
Viagem inaugural
A mesma “Tribuna de 1º de outubro destacava que o Expresso Adamantina obtivera autorização para operar a rota Dracena-Campinas, com dois horários (8h20 e 22h50). As passagens custariam CR$ 119,71. E o periódico salientava: a concretização da linha é uma velha aspiração de Antonio Carreto Silveira que conseguiu, com muita luta, seu intento.
O peso do magistério
Na Tribuna do Povo de 18 de fevereiro de 1978, o juiz de Direito da Comarca, José Geraldo Lucena, divulgava a lista de jurados para o ano. Dos 21 convocados, 16 deles eram professores. Apareciam como exceções a servidora pública Vicentina Parra, o contador Alcides Gabriel, o cirurgião-dentista João Antonio da Silveira e os bancários Syozo Mizuno (que lecionou inglês na Escola de Comércio) e Mauro Vitor Coelho.
O restante da lista
Além dos cidadãos enumerados acima, o corpo de jurados tinha os docentes Adel Alves Figueiredo, Antonio Leopoldo Cesar, Cícero Alves de Oliveira, Dima Ferro, Eponina Oliveira P. Garbelotti, Gessy Paro, Irma Paro Scremin, Iveti Sobhie Diaz, José Roberto Zarzur, Leuzi Gardini, Márcia Camargo Nogueira, Nanci Anelli, Sérgio Liberatti, Valdir Andrêo, Waldir Lino dos Santos e Zariff Jorge Nunes.
Sessão de cinema
No período de 18 a 25 de fevereiro, o Cine Plaza anunciava a exibição dos filmes “A mulher do desejo”, com José Mayer; Por alguns dólares a mais, estrelado por Giuliano Gemma; Porque eu agrado os homens, fita pornô com Sylvia Cristel, da série Emanuelle e “Horror e sangue, com o vilão John Carradine. Para fechar, a película japonesa Avante Hideki, com Hideki Saijo.
De folga
O Dracena Futebol Clube ganhava refresco no seletivo da 2ª divisão do campeonato paulista da FPF. Assim, poderia se preparar para o duelo do dia 26, quando teria pela frente o vencedor de Rio Branco de Ibitinga x Santarritense de Santa Rita do Passa Quatro.

andreo@portalregional.net.br