Pela primeira vez uma dupla da região se sagrou vencedora nesta última eleição. Foram super bem votados. O já deputado estadual Reinaldo Alguz, de Dracena, e o candidato a deputado federal Evandro Gussi, de Tupã, mas com família em Dracena, obtiveram cada um mais de cem mil votos. Foi um fato inédito essa votação estrondosa obtida pelos dois amigos que têm suas raízes nesta cidade.
Esta região oeste do Estado tem sido relegada pelos governos estadual e federal, talvez pela falta de representatividade política que sempre foi uma característica destas paragens.
Muitos têm se candidatado, mas o número de eleitores não tem sido suficiente para eleger alguém e ainda dispensar votos aos “garimpeiros” de outras regiões que vêm aqui tentar completar sua cota, além dos votos dados na brincadeira para figuras esdrúxulas que aparecem no horário eleitoral.
Dos quase 34 mil eleitores da comarca de Dracena, Reinaldo conseguiu o grande feito de arrebanhar quase 11mil votos e Evandro perto de 9 mil. Levando em conta que tanto um quanto o outro tiveram mais de 100 mil votos, vê-se que tiveram que correr por muitos cantos deste Estado para conseguir completar essa quantia estupenda de votos que receberam.
Daí se deduz que se o candidato não tiver o apoio maciço de outras regiões, apenas com os votos recebidos em Dracena ele não irá a lugar nenhum. Como a base eleitoral de ambos está centrada na Igreja Católica, com o apoio recebido em muitas paróquias eles puderam, não só se eleger, mas com esse número fantástico que apresentaram.
Baseado nisso, a população de Dracena não pode exigir dos eleitos um trabalho exclusivamente voltado para esta região, já que eles têm também que atender as outras regiões que depositaram milhares de votos em seus nomes. Para se ter exclusividade seria preciso creditar a eles os quase 34 mil votos de que a cidade dispõe.
Enquanto não se estabelecer o voto distrital, em que cada qual poderá votar apenas nos candidatos de seu distrito, haverá ainda muitos votos desperdiçados para pessoas que não têm o mínimo interesse em encaminhar benefícios para esta região.
Apesar de saber que esta região talvez não será a mais visada pelos trabalhos de ambos os parlamentares agora eleitos, ainda resta na população a esperança de que velhos projetos de desenvolvimento sejam ressuscitados para que esta parte do Estado venha sair da letargia que há muito se encontra.
Transformar essa região lindeira com o Mato Grosso do Sul em zona franca; criação de um hospital regional em Dracena; trazer para cá uma FATEC; devolver a Delegacia de Ensino que nos tiraram e mais, alertar as autoridades municipais para as dezenas de projetos dos governos estadual e federal que podem beneficiar, em muito, Dracena e região. Entre tantas coisas que a região precisa, talvez a maior delas seja mesmo a criação do voto distrital, para que não seja desperdiçado nenhum voto desta região, visto que já não tem tantos.
Parabéns aos dois vitoriosos e aos seus familiares; a Lourdes, mãe do Reinaldo, ao inteligentíssimo Dr. Reinaldo Gussi e sua amada Lucimara, pais do Evandro e das esposas que lutaram incansavelmente pelo sucesso de ambos.
Até quarta-feira
-Dracena-
therezapitta@uol.com.br