Na segunda-feira às 22h55, durante patrulhamento no cruzamento das ruas Sebastiana Vieira Utumi e José Pavim, no Jardim Bela Vista em Dracena, um menor de 17 anos, foi surpreendido e detido por ato infracional de tráfico de drogas.
A guarnição da Polícia Militar composta pelo cabo Rocha e soldado André ao passar pelo local viu o menor e outro indivíduo. Ao avistarem a viatura os dois menores se evadiram em direção a um pasto alto perto de um barranco e foram acompanhados a pé pelos policiais. O outro menor de 16 anos conseguiu fugir enquanto que o de 17 foi alcançado e detido pelo soldado André. O menor teria reagido e entrou em luta corporal com o policial que ficou lesionado levemente em uma das mãos. De acordo com os policiais, a detenção desse menor provocou aglomeração de pessoas no local que inclusive algumas delas tentou impedir a ação policial e houve um princípio de tumulto sendo necessário a solicitação de apoio de outros policiais que compareceram rapidamente e a situação foi controlada.
O canil da Polícia Militar com o cão Zeus foi acionado para farejar e localizar droga já que a área onde ocorreu a abordagem do menor é de difícil acesso. Na minuciosa busca o cão Zeus achou 27 papelotes de crack e dois pequenos pedaços de maconha dentro de um invólucro de plástico.
O menor de 17 anos que reside no distrito de Oásis em Tupi Paulista foi apresentado no Plantão Central da Polícia Civil onde ao ser revistado foi encontrado na bermuda dele uma nota de R$ 10.
Diante dos fatos narrados pelos policiais militares o delegado plantonista Cleber Augusto decidiu autuá-lo por ato infracional de tráfico e o apreendeu para depois ser encaminhado Juizado da Infância e da Juventude. Trabalharam na ocorrência pela Polícia Militar além do cabo Rocha e soldado André, o sargento Maldonado, cabos Gomes e Alessandro e o soldado Paulo César e a equipe do canil composta pelo cabo Donizete e Teixeira e o cão Zeus.