Ontem, 15, às 4h34, a Polícia Militar localizou e apreendeu um menor de 17 anos, residente no Jardim Santa Clara, em Tupi Paulista, sob a acusação de estar fazendo apologia a uma facção criminosa. Policiais tinham a informação de que esse adolescente estaria postando no Facebook frase com os dizeres indicando união e luta verdadeira a facção. Entendendo que a frase postada pelo menor caracterizava apologia ao crime ou ao criminoso, a Polícia Militar apresentou o infrator na Delegacia de Polícia onde houve o registro do Boletim de Ocorrência e o envolvido foi liberado.
Ontem, 15, à tarde, o delegado Aderson Moisés Vieira, de Tupi Paulista, disse por telefone à reportagem do Jornal Regional que o menor detido alegou que não faz parte da facção e que a frase postada na internet era frase de uma música.
De acordo com a autoridade, o caso será apurado como ato infracional de apologia ao crime ou criminoso.
O menor envolvido, seus genitores e os policiais que atenderam a ocorrência serão ouvidos e os procedimentos da Polícia Civil serão encaminhados à Vara da Infância e da Juventude de Tupi Paulista.
Segundo o delegado, as cópias das postagens foram apreendidas e serão juntadas ao Boletim de Ocorrência.
O delegado explicou que a Polícia descobriu Boletins de Ocorrências de envolvimento do menor em passagens policiais por envolvimento em tráfico de entorpecentes e de roubo em Votorantim, em São Paulo.