Na manhã de sábado, 25, por volta, das 9h, a Polícia Civil, através de policiais da DIG/DISE de Dracena e dos agentes do Grupo De Operações Especiais – GOE prenderam duas mulheres, uma moradora na cidade de Panorama e outra moradora na cidade de Guarulhos, e ainda um homem também de morador Guarulhos. As mulheres foram detidas quando tentavam entrar na Penitenciária Masculina de Tupi Paulista, com porções de drogas (maconha) escondidas nos órgãos genitais. Já o homem foi detido com dois “fininho” (cigarro artesanal) de maconha, ele acompanhava a mulher moradora de Guarulhos.
O flagrante foi realizado em decorrência do serviço de investigação da Delegacia de Investigação Sobre Entorpecentes, que visa coibir o tráfico de drogas no interior de presídios, em colaboração com Setor de Inteligência da SAP da Penitenciária de Tupi Paulista, tais informações davam conta que as mulheres detidas entrariam com drogas naquela Unidade Prisional durante horário de visita, onde fariam visita para seus parentes presos ali.
Elas já haviam ultrapassado o portão principal da Unidade Prisional quando demonstraram nervosismo, indagadas se haviam algum de ilícito consigo, de pronto elas confessaram a conduta de tráfico drogas, e espontaneamente se prontificaram em retirar as porções de maconha que estavam escondidos em suas genitálias.
Havia também a informação que a mulher moradora na cidade de Guarulhos estaria acompanhada do amásio, e que ele estaria na proximidade da Penitenciária num veículo Fiat/Palio, cor cinza, com placas da cidade de Guarulhos, aguardando pelo retorno dela na saída. Os policiais civis, então, diligenciaram ao longo da rodovia que dá acesso a entrada da Penitenciária, localizando o veículo e o seu condutor, abordado, o homem confessou que estava com dois “fininhos” (cigarros artesanais) de maconha no interior do porta-luvas do carro e que ele tinha conhecimento que sua amásia havia entrado com drogas na penitenciária que iria entregar ao seu enteado que está preso ali. No carro foram encontrados também uma tesoura e um rolo de fita adesiva, esse último material era similar ao que foi utilizado para lacrar e acondicionar a droga, antes da mulher introduzi-la na vagina.
Após os procedimentos de polícia judiciária, as mulheres foram encaminhadas à Penitenciária Feminina de Tupi Paulista, onde ficarão a disposição da Justiça. Já homem foi encaminhado à cadeia de Presidente Venceslau.
Caso venham ser condenados poderão pegar pena de 5 a 15 anos, com a possibilidade ainda, de a pena, ser aumentada de um sexto a dois terços, em decorrência da agravante, tentar introduzir droga nas dependências ou imediações de estabelecimentos prisionais.
Ao todo foram apreendidos 174 gramas de maconha fracionados em duas porções, a quantia de R$ 272,00 em espécie, um veículo Fiat/Pailo, uma tesoura, dois aparelhos celulares, um rolo de fita adesiva e ainda 19 comprimidos de substância e origem desconhecidas.
A mulher moradora em Panorama já possuía em antecedente criminal um flagrante de tráfico de drogas, ocorrido na cidade de Santos, no ano de 2010, quando foi atuada de posse de 41 pedras de crack.