Duas equipes do 2º Batalhão, 3ª Companhia – 1º Pelotão da Polícia Militar Ambiental em Presidente Epitácio flagraram durante a Operação Piracema, na quinta-feira, 5, um pescador que praticava pesca irregular. Após a abordagem, os policiais encontraram e apreenderam em seu acampamento 98 quilos de pescados, mais 2.445 metros de rede.
A ocorrência partiu de uma denúncia sobre pesca predatória com material de emalhar “redes”, nas proximidades das ilhas remanescentes pelo Lago da Usina Hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta, em Presidente Epitácio.
Segundo os policiais, foi feito patrulhamento aquático e efetuada a abordagem a uma embarcação, que fugiu ao notar a aproximação da viatura, porém foi acompanhada pela equipe e abordada em seguida.
O 2º Batalhão também informou que o envolvido foi submetido a busca pessoal , mas nada de ilícito foi encontrado consigo, assim como na vistoria na embarcação, que tinha somente galões de demarcação de pontos de redes e tijolos para utilização como lastro para as mesmas.
Foi fiscalizado ainda o acampamento de pesca do autor, onde foram encontradas várias redes, totalizando 2.445 metros, sendo que as mesmas estavam com vestígios de terem sido usadas recentemente, inclusive com restos de cabeças de peixes ao lado.
Os policias localizaram ainda cabeças e vísceras de peixes as margens do rio e uma geladeira velha que era utilizada como caixa térmica para acondicionar o pescado, contendo em seu interior 36 quilos de peixes das espécies piapara, corvina, barbado, piau e curimba. Em outra geladeira velha havia mais 62 quilos de peixes das espécies piranha, armal filetado, pintado, traíra e tilápia em filés.
Diante dos fatos foi elaborado um Auto de Infração Ambiental no valor de R$ 2.661 pela prática de pesca em período proibido. Os pescados foram periciados e após laudo, doados ao Abrigo de Idosos “Lar do Vovô” de Presidente Epitácio. Já o material permaneceu apreendido na Base Operacional local à disposição da Justiça.