O Programa Comércio Varejista que começou a ser desenvolvido com um grupo de empresários em Dracena concluiu a primeira etapa. Após o lançamento e adesão dos comerciantes, o programa prevê a realização de um diagnóstico com a visita de consultores ao comércio, o que ocorreu no mês de agosto na cidade.
O consultor André Luiz Casteião avaliou 20 itens, incluindo vitrine, comunicação visual, acesso à loja, disposição e apresentação dos produtos, limpeza, entre outros nas 38 empresas inscritas no programa. O resultado do levantamento foi apresentado aos empresários na quarta-feira à noite, na sede da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Dracena.
A analista de projetos do Sebrae, Cláudia Lourenço mostrou o desempenho geral das lojas nos vários itens, destacando os que precisam ser melhorados. Cláudia chamou a atenção dos empresários para os quesitos de vitrine, precificação, comunicação visual interna, área nobre e, principalmente promoção, que estão abaixo da média.
O Programa Comércio Varejista é gratuito e atualmente atende 38 empresas em Dracena. A adesão ao programa na cidade superou as expectativas, inclusive na região de Presidente Prudente. Ainda estão inscritas no programa mais 50 empresas que também serão atendidas.
O programa é desenvolvido numa parceria entre Sebrae, Senac, Associação Comercial e Empresarial (ACE) Dracena e a Prefeitura, além dos parceiros do Posto Sebrae, Fundação Dracenense de Educação e Cultura (Fundec) e Sindicato Rural.