O governo de São Paulo lançou nesta terça, 17, o Termômetro Nacional do Emprego (www.termometrodoemprego.sp.gov.br) – ferramenta online que calcula a chance de colocação no mercado de trabalho para quem está desempregado.
Trabalhadores de todo o País podem utilizar o Termômetro Nacional do Emprego, que indica a chance de o candidato conseguir trabalho nas regiões metropolitanas de São Paulo, Porto Alegre, Salvador, Recife, Rio de Janeiro ou Belo Horizonte. O cálculo tem como base dados da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“Colocamos inteligência para transformar dados em informações de interesse público”, afirmou o secretário do Emprego e Relações do Trabalho, Guilherme Afif Domingos. A ferramenta também indica remuneração e duração médias esperadas do novo trabalho, sendo ele com ou sem carteira assinada. Se for com carteira, os valores são informados de acordo com o ramo de atividade (indústria, comércio, construção e serviços).
“O Termômetro Nacional do Emprego mede a temperatura do mercado de trabalho. As informações produzidas pelos institutos de pesquisa são, em geral, divulgadas num formato sem utilidade direta para o cidadão – que não consegue processá-las. Rompendo com essa tradição, o Termômetro decodifica essas estatísticas para o cidadão”, explica Afif.