skatista brasileiro Bob Burnquist é um dos onze brasileiros que vai representar o país na 15ª edição dos X Games de Los Angeles, nos Estados Unidos, a partir desta quinta-feira. Com 15 medalhas na competição, Burnquist é o maior medalhista nacional, mas parece não ter perdido o apetite por títulos. Neste ano, ele vai tentar o ouro em três categorias: Big Air (Mega Rampa), Big Air Rail Jam (Mega Rail) e no Vertical.
No entanto, o skatista admite que vai deixar o vertical um pouco lado, até porque já conquistou quatro títulos nesta modalidade. “Claro que minha intenção é ser medalhista, mas não posso deixar de dizer que estou mais focado no Big Air e no Mega Rail. Estou bem preparado, pois disputei dois campeonatos nos útimos dias”, afirmou. Para ele, o favorito no vertical é o atual campeão, o canadense Pierre-Luc Gagnon.
Além de Burnquist, Sandro Dias, o Mineirinho, também vai tentar mais um título nos X Games. Em 2006, ele levou o ouro da categoria e, em 2004, conquistou o ouro de melhor manobra ao encaixar o 900º. Ele soma ao todo seis medalhas na competição (duas de ouro, duas de prata e duas de bronze).
Em 2008, os destaques brasileiros foram Burnquist, que se tornou bicampeão da Mega Rampa, na ocasião, e a skatista Karen Jones, campeã do skate vertical feminino. Jones é bicampeã mundial e vem de um terceiro lugar no Dew Tour, em Boston. Também no ano passado, Rodolfo Ramos ficou em quinto no street e Mineirinho foi o quinto no vertical.
Além de Burnquist, Mineirinho e Jones, o Brasil ainda terá a participação de Rodolfo Ramos (skate street), Letícia Bufoni (skate street feminino), Bruno Passos (skate park), Pedro Barros e Ronaldo Gomes (skate vertical amador), Lincoln Ueda e Edgard Vovô (skate Big Air) e Diogo Canina (BMX Freestyle Park).
Nesta quinta-feira, acontecem as finais do skate vertical e street feminino. Na sexta, tem as decisões do BMX freestyle street, Big Air Rail Jam e BMX freestyle Big Air. No sábado, ocorrem as finais do skate masculino vertical e street.