O consumo diário de gás natural do Brasil em novembro caiu 19,52 por cento contra o mesmo mês do ano anterior, informou a Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado nesta segunda-feira, atribuindo a retração ao aumento de preço do produto.

Ao todo foram consumidos em novembro 37,8 milhões de metros cúbicos de gás natural no país por dia, queda de 1,36 por cento contra outubro.

Segundo dados da associação, foram queimados por dia, em média, 9,88 milhões de metros cúbicos, o que equivale a 46,43 por cento da oferta de gás natural nacional do mercado, ou ainda a 22,46 por cento do total disponibilizado ao mercado, incluindo a produção nacional e o importado.

O consumo do setor industrial mostrou leve recuperação em novembro, crescendo 2,72 por cento contra o mesmo mês no ano passado e caindo 1,50 por cento em relação a outubro deste ano. Já o setor de geração térmica despencou 82,83 por cento contra igual período de 2008, devido ao maior volume de chuvas este ano que evita o acionamento de usinas térmicas.

Os segmentos residencial, comercial e de cogeração também apresentaram crescimento de 2,71, 8,60 e 20,42 por cento, respectivamente. Já o uso de gás natural nos veículos teve queda de 7,64 por cento na comparação com novembro de 2008.

A Abegás destacou que com a redução do consumo, “fruto principalmente do alto preço de custo da commodity”, a queima nos flares (chama acesa em torres de refinarias) aumentou nos últimos meses.