O trabalho desenvolvido por parlamentares de todo o País é monitorado e acompanhado pela ONG (Organização Não Governamental) Transparência Brasil. A ONG disponibiliza em sua página virtual na internet, informações sobre projetos, gastos com campanhas, aplicação dos recursos públicos.
O deputado estadual Ed Thomas obteve classificação denominada “com impacto” pela ONG, referente análise efetuada em cinco Projetos de Lei, apresentados pelo parlamentar no ano de 2010.
A ONG avalia a classificação dos projetos como “os dotados de impacto”, e caso sejam aprovados, teriam consequências concretas sobre a comunidade, ainda que o teor de um projeto seja possivelmente descabido.
De acordo com a Transparência Brasil, o intuito não é julgar um projeto meritório, mas sim, destacar o que é importante para a comunidade. Um dos projetos avaliados pela ONG e que foi apresentado pelo deputado é o que dispõe sobre a obrigatoriedade das agências bancárias e demais estabelecimentos de crédito de colocar à disposição de seus usuários, móveis destinados ao assento público, afastando o grande desconforto ocasionado pela permanência em pé de seus usuários.