O Conselho Municipal do Idoso de Dracena esteve na Casa dos Velhos ontem de manhã para uma visita periódica de avaliação. O objetivo foi fazer um levantamento geral da instituição, analisar as documentações, os atendimentos prestados e as atividades desenvolvidas para verificar se estão em conformidade com o Estatuto do Idoso.

O presidente do conselho, Domingos Sebrian informou que esta é uma das atribuições do conselho, buscando garantir os direitos da pessoa idosa e assegurar as políticas públicas para este segmento. A visita também ocorreu no Lar Sã Doutrina, quando os conselheiros foram acompanhados pelo promotor Rufino Galindo Campos.

Na Casa dos Velhos são atendidos 39 idosos que participam de atividades de reabilitação com fisioterapeutas, Educação Física, aulas de violão e coral, atendimentos individuais de psicologia e serviço social, oficinas terapêuticas e atendimentos individuais médicos. O vice-presidente da entidade Euzébio Faccin e a assistente social Andréia Ribeiro acompanharam a visita do conselho.

Em relação aos outros trabalhos do Conselho Municipal do Idoso, Domingos destacou o acompanhamento dos casos de maus tratos com os idosos e a parceria com o Ministério Público. Ele disse que ainda está em estudo a criação do disque denúncia, mas as ligações podem ser feitas no 3822-6044, na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. Muitos casos também chegam ao conhecimento do conselho por meio da Pastoral da Pessoa Idosa.