Hoje, a Irmandade de Alcoólicos Anônimos (AA) completa 75 anos de atividades pelo mundo, ajudando homens e mulheres de várias localidades a parar de beber. O trabalho envolve um grupo de pessoas que decidem compartilhar suas experiências, forças e esperanças, a fim de resolver seu problema comum e ajudar outros a se recuperarem do alcoolismo.
Em Dracena, um grupo de AA funciona todas as quartas-feiras, às 20h, no centro comunitário da Vila Barros. O número de participantes oscila bastante, sendo em média de dez pessoas. Apesar da grande rotatividade, o grupo que existe há 36 anos já mostrou resultados para dois de seus membros: um está há seis anos sem beber e outro há 33 anos.
Ambos continuam frequentando as reuniões e trabalham para melhor estruturar o grupo, de forma que mais pessoas possam alcançar seus objetivos. O alcoolismo entre as mulheres também tem aumentado, fazendo com que muitas procurem ajuda no AA. Porém, são poucas as que decidem frequentar assiduamente as reuniões. O grupo familiar Al-Anon ainda oferece apoio às esposas, familiares e amigos daqueles que frequentam o AA.
Uma das maiores dificuldades dos membros do AA é enfrentar o preconceito da sociedade. Para tornar-se um membro do grupo, basta o desejo de parar de beber. Não são cobradas taxas ou mensalidades e o AA não tem nenhum vínculo religioso.
Para comemorar os 75 anos dos Alcoólicos Anônimos será realizada uma Convenção Internacional, de 1º a 4 de julho, em San Antonio, no Texas, com o tema “Uma Visão para você”.
SERVIÇO: Outras informações podem ser obtidas no escritório regional em Araçatuba pelo telefone (18) 3621-5399.