As paredes do viaduto João Batista Horta Pioneiro, que liga as Avenidas Manoel Goulart e Mendes de Moraes, em Presidente Prudente, prometem atrair a atenção daqueles que trafegavam por ali. É que elas deixam de serem obscuras e alvo de pichadores para se tornarem verdadeiras obras de arte, por meio da técnica da grafitagem.
A empreitada, que traz como tema central à denominação “Natureza Urbana”, resulta de parceria dos projetos Aquarela e Alerta, ambos mantidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social.
Conforme o professor de grafite, arte e dança de rua do Projeto Aquarela, Rodrigo Souza, aproximadamente 25 pessoas, entre crianças, adolescentes e jovens com idades que vão de 10 e 17 anos, participam da ação “Além do viaduto, nossa intenção é fazer por meio da mesma parceria, trabalho de grafitagem nas escadas cobertas existentes próximas ao Shopping Popular, por ser aquele um local de bastante pichação. Quem sabe através da arte naquele ponto não consigamos inibir a ação dos pichadores assim como o fizemos no muro de Ambulatório de Saúde Mental, próximo à rotatória do Museu?”, ressalta. “Lá os trabalhos foram feitos há praticamente dois anos e nunca mais aquele muro foi pichado”, completa ele.
No total, ainda de acordo com Souza, mais de 50 metros de paredes são grafitadas, já que além do viaduto propriamente dito, as paredes laterais também recebem os desenhos. “A proposta é desenhar paisagens estilizadas através de técnicas do grafite, mas ao mesmo tempo incluir alguns personagens, como meninos e meninas, que caracterizam este tipo de arte. Esperamos concluir o trabalho na próxima terça-feira (29/06)”, estima. Os envolvidos trabalham no local todos os dias da semana, das 8h30 às 10h30 no período da manhã, e das 13h30 às 15h30 na parte da tarde.