Na tarde de ontem, na sede da Secretaria da Educação, foi apresentado o Projeto Município Verde Azul. José Walter Figueiredo Silva, coordenador estadual do Projeto, explicou a proposta do Estado de incentivar o comprometimento do poder público,da iniciativa privada e da sociedade nos municípios para promoção de ações ambientais.

“São coisas muito simples, mas que há muito não se faz e, com isso, vão se avolumando os problemas no meio ambiente.

A ideia principal era montarn um projeto que contemplasse as questões básicas a serem resolvidas e daí nasceu o unicípioVerde em 2007, juntamente com os 21 projetos da Secretaria Estadual”, comentou José Walter.

Ele ressaltou que o Município Verde e Azul vem para ajudar
os municípios a imporem limites aos estragos e à poluição causada no meio ambiente, estimulando ainda um planejamento ambiental no cotidiano da cidade.

Para isto, são estabelecidas10 diretivas a serem desenvolvidas: esgoto tratado, lixo mínimo, recuperação da mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar,
estrutura ambiental e conselho de meio ambiente.

Os municípios também contam com um interlocutor do projeto
que tem a função de coletardados e criar um plano de ação e de metas a serem cumpridas. As ações realizadas devem er informadas até 30 de setembro, quando a Secretaria de Meio Ambiente as avalia e atribui uma nota às cidades. José Walter frisou ainda o aumento no número de municípios
participantes que de 182, em 2007, passou a 455 em três anos.

O especialista também falou sobre a importância do plano de arborização municipal e as leis de arborização, isciplinando, sobretudo os novos loteamentos para evitar problemas futuros e trazer mais qualidade de vida à população. Estiveram presentes no encontro secretários, os subprefeitos de Jamaica e Jaciporã, representantes de usinas, vereadores e diretores de escolas.