Os índices de umidade relativa do ar registrados pela Estação Climatológica da Unesp de Dracena, no último final de semana foram de 60% no período da madrugada/manhã; 30% à tarde e 50% à noite. Há 15 dias, os índices marcavam 70% durante a madrugada/manhã; 40% à tarde e 60% à noite.

De acordo com o professor responsável pela Estação, Paulo Figueiredo, os valores referência vêm caindo gradativamente devido à ausência de chuvas. “Se não chover nos próximos dias, a tendência é que o índice da umidade relativa do ar diminua ainda mais”, afirma.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) índices de umidade relativa do ar inferiores a 30% caracterizam estado de atenção; de 20% a 12%, estado de alerta e abaixo de 12%, estado de alerta máximo.

O professor explica que quando o nível de umidade está baixo, o número de partículas de água presentes no ar é menor, facilitando o deslocamento de patógenos (fungos e bactérias), prejudiciais à saúde dos alérgicos.

Por outro lado, o nível de umidade alto é favorável à proliferação dos patógenos. Isto acontece no verão, quando a média dos níveis de umidade gira em torno de 85%.

CUIDADOS – Nesse período, a recomendação dos especialistas é manter-se bem hidratado, lavar as mucosas com soro fisiológico, usar vaporizador nos ambientes fechados ou deixar recipientes com água no quarto, durante o período da noite.