O recesso escolar da rede pública municipal de ensino de Dracena tem início amanhã (dia 12). O retorno às aulas está marcado para o dia 28 de julho (quarta-feira) uma vez que os dias 26 de julho (segunda-feira) e 27 (terça-feira) serão destinados à realização do Fórum Educacional voltado a todos os professores das escolas municipais, que abordará o processo de formação continuada e o replanejamento escolar. As informações são da secretária municipal de Educação Irmes Mattara, que também explicou que o funcionamento das creches (Emeis), como já é de praxe, será normal no mês de julho. As Emeis atendem aproximadamente 900 crianças e as Emefis possuem cerca de três mil alunos matriculados.
ESTADO – Já o início do recesso das escolas estaduais de Dracena está marcado para o dia 21 de julho (quarta-feira). Os alunos deverão voltar às aulas no dia 2 de agosto (segunda-feira). Nos dias 28, 29 e 30, as escolas discutirão os resultados do Saresp-2009 – Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo, planos de ensino e outras metas particulares a cada escola.
O recesso escolar segundo informações da Diretoria de Ensino de Adamantina será de cinco dias úteis. Geralmente o período destinado ao recesso de julho tem sido de dez dias úteis, ou seja, duas semanas, uma vez que os sábados e domingos são desconsiderados na contagem. Neste ano, o período de recesso diminui para dar lugar à reposição das aulas, que deixaram de ser ministradas durante a greve dos professores, podendo haver uma variação no número de dias a serem repostos já que a adesão à greve não foi uniforme em várias cidades da região.
De acordo com a Resolução SE – 102, de 22-9-2003, que dispõe sobre a reposição de dias letivos e de horas de aulas nas escolas estaduais, as escolas somente poderão encerrar o semestre ou ano letivo após o cumprimento dos dias letivos e das horas de aulas – 200 dias letivos para curso anual e 100 dias letivos para curso semestral.