A maçã é conhecida como uma fruta produzida tipicamente em regiões mais frias do Brasil, como: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e em algumas localidades de São Paulo. Mas, com os avanços nos trabalhos relacionados ao melhoramento genético, as macieiras podem ser desenvolvidas em regiões de clima quente. Um exemplo é a introdução da variedade da macieira “Carícia” na região centro-oeste paulista. “A variedade é adaptada ao clima e solo regionais e tem resistência às doenças mais comuns a esse tipo de plantio”, explica o engenheiro agrônomo responsável pela introdução da variedade, Antônio Augusto de Mello Carvalho, de Marília.
O agrônomo explica que a “Carícia” foi obtida do resultado do cruzamento realizado em 1979, das cultivares Anna e Prima e testado desde 1987 no sul do Paraná pelo Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR). Ele compara o cultivo da maçã ao cultivo da uva na região, uma vez que o desenvolvimento de ambas só é possível por meio de enxertia. “Fui testando vários tipos de porta-enxertos, até encontrar um que se adaptasse com sucesso ao solo e clima desta parte do Estado”, afirma.
Carvalho conta que a ideia de pesquisar uma variedade de macieira surgiu quando ainda prestava assistência técnica a alguns produtores rurais da região na década de 90. “Certa vez um produtor de Tupi Paulista comentou que gostaria de ter uma macieira no quintal nem que fosse para colher e comer uma maçã uma única vez”, relembra. O tempo passou e o desejo desse produtor parece ter se tornado viável. Segundo o agrônomo, um ano e meio após o plantio, podem ser colhidos de cinco a sete quilos por planta e a partir do segundo ano podem ser colhidos até 20 quilos por planta.
Um ponto interessante é o período da safra. “A colheita ocorre no mês de dezembro, época em que a procura pela fruta aumenta devido às festas”, considera o agrônomo. Ele também ressalta que a fruta pode ser uma opção interessante aos pequenos e médios produtores rurais. “A maçã pode ser consorciada com outro tipo de cultura já existente na propriedade e consequentemente servir como outra fonte de renda”, analisa.
Em Dracena, o produtor rural Edson Araújo já plantou algumas mudas de macieiras em seu sítio no bairro Java Paulista. “Por se tratar de uma planta rigorosa fiquei bem curioso e comprei. Agora é esperar para ver como as mudas vão se desenvolver”, relata.
SERVIÇO – Para a aquisição das mudas de maçã “Carícia” e outras informações sobre o cultivo basta entrar em contato com o engenheiro agrônomo Antônio Augusto de Mello Carvalho pelos telefones (14) 3432-4286 ou (14) 8154-6877. E-mail: aamcarvalho@hotmail.com