Começa hoje o maior evento esportivo da América Latina: a 73º edição dos Jogos Abertos do Interior Horácio Baby Barioni (JAI). Organizado pelo Governo do Estado de São Paulo, o evento será realizado em São Caetano do Sul, até 17 de outubro.
Conhecido por revelar inúmeros atletas de ponta, os Jogos Abertos também reúnem alguns dos atletas mais importantes do país como os olímpicos Marilson dos Santos (maratonista), as campeãs do futebol Formiga, Gabriela e Mônica e as estrelas do vôlei Mari, Sheila e Fofão.
Em 2009, os Jogos reunirão cerca de 1.800 equipes de 215 cidades, totalizando 15 mil participantes de 24 modalidades esportivas – em número de participantes, o evento supera as últimas Olimpíadas realizadas em Pequim, que teve pouco mais de 11 mil atletas. Durante os Jogos Abertos a população terá a oportunidade de assistir gratuitamente as competições que contarão com 26 praças esportivas e clubes da cidade.
Entre outras novidades, esta edição dos Jogos Abertos vai abolir a impressão dos boletins diários de competições – apenas com esta iniciativa, cerca de 100 mil folhas de papel serão economizadas. Os boletins serão eletrônicos, disponibilizados em pen drives para as delegações e também no site oficial da competição, explicou Mauro Chekin, chefe do comitê organizador dos Jogos.
Os Jogos Abertos do Interior Horácio Baby Barioni são realizados anualmente desde 1936, organizados pela Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo em parceria com a cidade sede, escolhida através de eleição direta entre os municípios participantes da competição com dois anos de antecedência. Os Jogos Abertos do Interior têm por objetivo coroar o desenvolvimento da prática desportiva nos municípios do Estado, classificados através dos Jogos Regionais, e contribuir para o aprimoramento técnico das 25 modalidades em disputa.
Disputados em duas categorias (até 21 anos e livre) e três divisões (1ª, 2ª e Especial), a competição reúne equipes de ponta do esporte paulista. Serão realizadas 134 premiações, por modalidades, sexo, categoria e divisão; serão realizados 2.200 jogos e competições.
Dracena teria o direito de participar das disputas de natação para portadores de deficiência, tênis masculino livre, handebol sub-21, biribol e ciclismo feminino livre, porém a cidade irá participar apenas da natação, do handebol e do tênis. A natação dracenense será representada pelos atletas Alexandre da Silva Fernandes e Mario Junior Xavier, que conquistaram 6 medalhas de ouro nos jogos regionais de Osvaldo Cruz.