Os professores da rede municipal de ensino de Dracena participam amanhã do I Fórum Municipal de Educação, organizado pela Prefeitura de Dracena, através da Secretaria de Educação. O evento segue até terça-feira e será na sede da Apeoesp (clube de campo), localizada na rua Aécio de Féo Flora, 380.
Após o cerimonial de abertura, a profª. drª. Lucilia M. Souza Romão, da USP, inicia a palestra sobre “Leitura e escrita: do livro às telas do computador”. No período da tarde, o prof. dr. Ruy César do Espírito Santo, da PUC, falará da “Importância do auto-conhecimento na formação do professor”. Em seguida, “Educar para transformações: caminhos possíveis” será o tema do prof. dr. Daniel Munduruku, autor de vários livros.
Na terça-feira, haverá a palestra “Educador: a mais bela e desafiante de todas as vocações”, às 8h15, com o prof. dr. Camilo de Lelis, da PUC de Minas Gerais. Também o prof.
dr. Gilberto Emílio Nogueira (psiquiatra e professor da UNIP de Araçatuba) abordará os “Estudos na psiquiatria infantil com repercussão na aprendizagem”. À tarde, a arte educadora Lú Chamusca, de Salvador (BA), trabalhará o tema “Desperta educador tua criança neste canto e nesta dança”, encerrando o Fórum.
A secretária de Educação, Irmes Mattara, informou que o Fórum busca contribuir para a reflexão sobre a prática pedagógica e, neste ano, traz o tema “Educação humanizadora: alimentando os saberes e os afetos”. “É preciso humanizar o conhecimento para revolucionar a educação, esse é o maior desafio”, destaca a secretária.