Dunga cumpriu a sua obrigação e classificou a seleção brasileira para a Copa do Mundo de 2010 até com certa tranquilidade. Mas na despedida das Eliminatórias sul-americanas contra Venezuela, hoje, em Campo Grande às 19 horas, no estádio Pedro Pedrossian, o Morenão, os pentacampeões ganham um estímulo extra: o país pode ter sua melhor campanha desde que foi implantada a fórmula dos pontos corridos na fase classificatória.
A derrota do final de semana para a Bolívia na altitude de La Paz deixou o Brasil com 33 pontos. A meta é superar os 34 do time comandado por Carlos Alberto Parreira na edição anterior, que classificou o país para a Copa do Mundo de 2006.
Na visão de Dunga, o Brasil demonstra competência em um torneio de extremo equilíbrio. O Brasil parece estar totalmente adaptado à sequência de 18 jogos do novo formato da competição. O sofrimento aconteceu apenas nas Eliminatórias do Mundial de 2002. A equipe de Luiz Felipe Scolari carimbou seu passaporte só na última rodada ao vencer a Venezuela, terminando na terceira colocação, com 30 pontos.
A melhor campanha da história das Eliminatórias de pontos corridos pertence aos argentinos. Na caminhada da Copa da Coréia do Sul e do Japão, os hermanos somaram incríveis 43 pontos, bem acima da atual campanha, que pode até deixar o país fora da África do Sul-2010.
Na quarta-feira, o Brasil depende apenas de suas forças para terminar as Eliminatórias de 2010 em primeiro lugar. Basta vencer a Venezuela no estádio Pedro Pedrossian, em Campo Grande, já que o saldo de gols brasileiro é extremamente superior ao do Paraguai (22 contra 10).
As falhas no estádio Morenão não estão restritas apenas à parte estrutural. A Federação do Mato Grosso do Sul chegou a anunciar a reforma no campo de jogo, mas o que se viu no treino da seleção de segunda e terça-feira foi apenas um piso remendado.
Foi fácil encontrar diferentes tipos de grama no palco da partida entre Brasil e Venezuela, no fechamento das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010. Dunga espera que os organizadores possam melhorar o campo para o jogo de hoje.
Além de problemas com a grama, um outro problema curioso surgiu no piso do Morenão: formigueiros.
A seleção deve contar com o retorno de Kaká e Luis Fabiano ao time titular.