Usuários do site de relacionamentos Facebook estão sendo alvo de um golpe que lhes oferece a chance de instalar um botão de “não curtir”, mas que na verdade faz com que seu perfil possa ser vulnerável a hackers.
O site já oferece um aplicativo de “curtir”, com o desenho de um polegar para cima, que permite que as pessoas deem sua opinião sobre comentários e mensagens de outros usuários.
No novo golpe, o usuário recebe um convite para instalar o botão de “não curtiu” que aparece por meio de uma mensagem em inglês que diz “baixe o botão oficial de ”não curtiu” agora”.
Quando os usuários clicam no link, um aplicativo falso, que não funciona como um botão de “não curtir”, é instalado, permitindo o acesso ao perfil da vítima.
O aplicativo atualiza a página da pessoa com um link e a seguinte mensagem, em inglês: “Acabo de baixar o botão de não curtir, então agora posso ”descurtir” todas as suas mensagens idiotas”.
O perfil do usuário passa também a ser usado para disparar mensagens de spam.
Pesquisa
Falando à BBC, Graham Cluley, da empresa de segurança Sophos, disse que “muitas pessoas estão dando permissão a aplicativos completamente desconhecidos”.
No golpe, os criminosos também tentam convencer a vítima a participar de uma pesquisa online. Os golpistas recebem dinheiro por aplicar o questionário.
Cluley, porém, diz que a pesquisa parece vir de companhias idôneas.
“Pelo que sabemos, elas parecem ser legítimas”, disse. “Pode ser que as empresas não estejam fiscalizando seus colaboradores de maneira apropriada.”
Fiscalização
Um porta-voz do Facebook disse que o site tem um “processo rápido” para garantir que links e aplicativos falsos sejam eliminados rapidamente.
“Sempre orientamos as pessoas a não clicar em links que parecem suspeitos – mesmo se enviados por um amigo”.
“Eles podem nos avisar sobre quaisquer mensagens. Nós podemos assegurar que aplicativos e links sejam retirados de todo o Facebook.”
Cluley disse, no entanto, que embora o Facebook possa responder rapidamente, o site deveria policiar o desenvolvimento de aplicativos mais rigorosamente.
“Qualquer um pode escrever um aplicativo no Facebook – esses golpes estão sempre aparecendo”, disse o especialista.