A seleção de Gana conquistou o Mundial sub-20 com vitória nos pênaltis por 4 a 3 sobre o Brasil ontem e levantou a taça do torneio pela primeira vez em sua história. A equipe africana havia sido vice-campeã em 1993, quando perdeu para os brasileiros, e em 2001, superada pela Argentina.
Após um jogo morno no tempo normal, a seleção brasileira não conseguiu fazer o gol que daria a conquista do título, mesmo com um jogador a mais desde os 37 minutos do primeiro tempo, quando Addo foi expulso.
O Brasil, porém, não teve calma para marcar um gol, o que teria evitado o sofrimento da prorrogação. Apesar de manter por bastante tempo a posse de bola, o time de Rogério Lourenço não conseguiu concluir.
Nas cobranças de pênaltis, cada equipe converteu suas duas primeiras tentativas. Na terceira de Gana, o goleiro brasileiro Rafael conseguiu fazer a defesa. Na sequência, Souza desperdiçou o chute. Addae foi o quarto a cobrar por Gana, que novamente esbarrou em Rafael.
Apesar da vantagem brasileira e da possibilidade de poder fechar a partida e conquistar o torneio, Maicon chutou por cima do gol. Na quinta cobrança de Gana, o goleiro do Brasil não conseguiu a defesa. Nas alternadas, o goleiro Agyei bloqueou a cobrança de Alex Teixeira. Badu foi para a bola, fechando a disputa a favor de Gana.
O triunfo consagra a campanha ganesa, que passou por Uruguai, Uzbequistão, Inglaterra, África do Sul, Coreia do Sul, Hungria e finalmente Brasil para ser coroada com o título mundial.