A diretoria da Federação dos Sindicatos de Trabalhadores em Transporte e Trânsito filiados à CUT (Central Única dos Trabalhadores) esteve em Dracena ontem, para reunião ordinária com dirigentes sindicais de várias regiões do Estado, no clube de campo do Sindicato dos Condutores de Veículos Rodoviários de Dracena e região.
Gileno dos Santos, diretor da Federação, veio à cidade em nome do presidente Francisco França, que está afastado do cargo para disputar as eleições. Santos disse que uma das políticas adotadas este ano foi a das reuniões regionalizadas, saindo da sede localizada em Campinas. No mês passado, ocorreu em Presidente Prudente, ontem em Dracena e a próxima será em Sorocaba ou Santos.
“O objetivo é facilitar a participação dos dirigentes, que não precisam se deslocar até Campinas, além de conhecer os problemas das regiões e suas demandas. A federação também organiza grupos e mutirões para apoiar as lutas dos sindicatos”, comentou o diretor. Participaram de dirigentes sindicais de Jundiaí; Sorocaba; Mogi das Cruzes; Bauru; São José dos Campos; Guarulhos e Dracena que foram recepcionados por Waldir do Nascimento.
Entre os assuntos foi discutida a terceirização da mão-de-obra e a precariedade das condições de trabalho e salários na região, com o encaminhamento de denúncias ao Ministério do Trabalho e Ministério Público para disciplinar os empregadores; também a questão do banco de horas e a volta dos cobradores nos coletivos em Bauru.