O mercado da construção civil está aquecido no País. De acordo com informações do Sindicado Nacional da Indústria do Cimento (Snic) dados preliminares da indústria e estimativas de mercado indicam que as vendas de cimento acumuladas nos últimos 12 meses (ago/09 a jul/10) atingiram 55,5 milhões de toneladas, apresentando crescimento de 8,6% sobre igual período anterior (ago/08 a jul/09). Só no primeiro semestre deste ano foram vendidas 32,8 milhões de toneladas.
Em Dracena, a tendência nacional também é observada por profissionais do setor. O proprietário da Santa Helena Home Center, Douglas Pontes Castilho explica que normalmente o consumo de cimento é maior no primeiro semestre, mas até o momento o número de vendas continua acelerado não só na cidade, mas em outras localidades.
“Como compramos cimento de fábricas regionais percebemos que a demanda aumentou consideravelmente nas fábricas” avalia.
A procura por cimento também tem chamado a atenção do gerente do Depósito Imperial, Orlando Valero, que atua no setor há mais de 30 anos. “As vendas de cimento têm aumentado na cidade já que o mercado de construção está bem ativado”, afirma.
O comprador do Desfran Construcenter, Rogério Marinho da Silva conta que só entre sábado (21) e segunda-feira (23) foram comercializados 640 sacos de cimento na loja.
Segundo dados levantados por Rogério neste mês até o último dia 24, haviam sido vendidos 6.322 sacos de cimento contra 3.069 sacos no mesmo período do ano passado.
José Zamaio, gerente da empresa atacadista Cimcal Materiais de Construção de Dracena relata que os caminhões são carregados com saco de cimentos quase que diariamente na fábrica. Porém, na semana passada, a situação está diferente. “Estamos sem perspectiva de carregamento para esta semana, trabalhando com lista de espera”, disse Zamaio na última semana.
A alta nas vendas de cimento no mercado interno nacional pode ser atribuída às obras de infraestrutura, expansão imobiliária em algumas cidades e proximidade dos eventos esportivos (Copa do Mundo de 2014 e Jogos Olímpicos de 2016). Ainda de acordo com informações do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento no período de janeiro a julho deste ano foram vendidas 32,8 milhões de toneladas de cimento no País, só no mês de julho, as vendas atingiram 5,2 milhões de toneladas.