O governo vai disponibilizar R$ 12,5 milhões para apoiar projetos de pesquisa que visem o desenvolvimento de tecnologias para a conservação, recuperação e utilização dos recursos naturais do Semiárido brasileiro. O edital do Ministério da Ciência e Tecnologia, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Instituto Nacional do Semiárido foi publicado hoje (10) no Diário Oficial da União.

Para concorrer, o proponente deve ter título de doutor, vínculo celetista ou estatutário com a instituição de execução do projeto e currículo cadastrado na Plataforma Lattes.

Pesquisador aposentado também pode apresentar proposta, desde que comprove manter atividades acadêmico-científicas e apresente declaração da instituição de pesquisa ou de pesquisa e ensino concordando com a execução do projeto. As propostas a serem apoiadas devem ter prazo máximo de execução estabelecido em 24 meses.

As propostas, acompanhadas de arquivo contendo o projeto, devem ser encaminhadas ao CNPq, exclusivamente via internet, por meio do Formulário de Propostas Online, disponível na Plataforma Carlos Chagas, até 30 de setembro.