Depois de 10 dias seguidos de festa, com atrativos como rodeio, exposição de animais, leilões, shows e diversão, terminou na noite de ontem (14/09), no Recinto de Exposição Jacob Tosello, a 47ª Prudente Expô, evento realizado pela Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedepp) e parceiros. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Frederico Machado Dias, faz um balanço positivo do evento. Diz que a festa superou todas as expectativas da organização, inclusive, atingindo o público projetado previamente de 100 mil pessoas. “O fato de não ter chovido, o que é raro na época da exposição, também ajudou. Tivemos oito shows com artistas de renome nacional, sendo que o da dupla Jorge & Matheus nos rendeu dois recordes: o de maior público nesta exposição, com a presença de aproximadamente 18 mil pessoas, e o show que reuniu o maior número de pessoas se comparado a outros realizados nas 46 edições passadas da exposição”, diz.

O secretário explica que pelo fato de cada atividade ter sido realizada e/ou preparada por instituições e organizações diferentes, é praticamente impossível mensurar a projeção financeira movimentada durante a realização do evento. “O que sabemos é que os leilões movimentaram milhões. Só que além deles, os estandes comerciais também comercializaram seus produtos, assim como os mais de 40 comerciantes que atuaram na praça de alimentação. Além disso, tem o parque, o estacionamento, enfim”, diz.

Apesar disso, Dias acredita que o sucesso da 47ª Prudente Expô é resultado do empenho da administração municipal. “Estivemos em São Paulo meses atrás para solicitar junto ao Estado, parceria para recuperação e reforma do recinto. Por conta desse esforço, o Estado colaborou e custeou toda a manutenção elétrica. Também nos forneceu tinta para pintura do recinto. A Prefeitura, por sua vez, entrou com a mão-de-obra, através do Parque de Obras, do secretário Alfredo Penha, e da Prudenco, pela qual responde o presidente Mateus Godoi. Com isso foi possível recuperar o recinto que estava em total estado de abandono e realizar a expô”, relembra.

Sobre os 10 dias de festa, o secretário informa que no período 20 leilões foram realizados, sendo 14 pela leiloeira prudentina J.A Leilões, quatro pela Leilosul, de Presidente Venceslau, e dois pela Central Leilões Ltda., de Araçatuba. Nos estandes comerciais, cita ele, foram comercializados tratores, carros, motos, móveis rústicos, máquinas agrícolas, vestuário e artigos em couros. “Foi uma maravilha, tanto que não tínhamos mais espaço para estandes. E destes, todos devem ser destacados, mas em especial o da Liane Veículos, que trouxe junto dela a Volkswagen do Brasil que doou dois veículos zero quilômetro para premiação no rodeio”, reconhece.

Os seis pavilhões onde foram expostos os animais para visitação, entre bovinos, equinos e ovinos (carneiros), também foi bastante movimentado nos primeiros dias, conforme o secretário. “Movimentado também ficou o parque de diversão e a praça de alimentação, onde muitos pararam para provar as delícias e gastronomia do local”, completa. “A exposição deste ano voltou para bilhar. Porque? Porque apesar de algumas brigas, que são comuns em festas, não tivemos roubos, tiroteios e matanças. Além disso, a Polícia Militar e a Polícia Rodoviária nos deram todo apoio para garantia de segurança no local”, termina, elogiando o trabalho de orientação na entrada do recinto e na rodovia próximo do local executado pela Concessionária Auto Raposo Tavares (Cart).