Cerca de 400 jovens com idade entre 18 e 29 anos, que tiveram a oportunidade de retomar os estudos através Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano) chegam à reta final do curso. A conclusão da parte prática culmina na apresentação dos planos comunitários, que foram desenvolvidos ao longo dos 18 meses de estudos e empenho nas ações realizadas junto à comunidade. No entanto, as aulas prosseguem até quinta-feira (7/10), quando irá ocorrer o exame final que habilita os jovens a receberem os certificados.
A apresentação dos planos comunitários ocorre nesta sexta-feira (1/10) a partir das 19h, no pátio da Escola Municipal José Soares Marcondes, no Bosque. Na ocasião, alunos que integram os três núcleos referentes à primeira entrada apresentam os planos de ações comunitárias desenvolvidos durante o curso. O encontro deve reunir mais de 600 pessoas, entre alunos da segunda entrada, autoridades municipais e familiares dos formandos.
Na ocasião, serão apresentados quatro planos, sendo dois do núcleo do Projovem na escola do Bosque, um do núcleo da Escola Municipal Ruy Carlos Vieira Berbert, no Brasil Novo, e um do núcleo da Escola Municipal José Carlos João, na Vila Formosa. Para acompanhar deve estar presente a secretária municipal de Educação Ondina Barbosa Gerbasi, além da coordenadora pedagógica Roseli Soares Furlan e a coordenadora executiva do Projovem na cidade, Antônia Braz.
Planos de Ações – Os alunos do núcleo do Brasil Novo devem apresentar o plano de ação ambiental: “Desenvolvimento Local, o Projovem Adotou. Adote você também”, proposta que consiste do plantio de árvores nos bairros: Belo Galindo e Morada do Sol. Já os alunos do núcleo da Vila Formosa apresentam o plano de ação comunitária: “Projovem Partilha a Vida Doando Sangue”.
Por fim, serão apresentados os planos de ações dos dois núcleos da escola do Bosque: “Juntos no Combate à Dengue”, e “Educação para o Trânsito”, sendo este último foi desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública (Semav), proposta de cunho educativo que traz a seguinte frase: “Seja paciente no trânsito para não ser paciente no hospital”.