O Projeto Guri em Dracena, parceria entre Prefeitura e Governo do Estado de São Paulo, está funcionando agora em tempo integral, das 8h às 11h e das 13h30 às 18 horas. Os cursos atendem às aulas para violão, violino, viola, violoncelo, contrabaixo, trompete, trombone, bombardino, flauta transversal, clarinete, saxofone e percussão. O projeto atendia apenas ao período da tarde das 13h30 às 18h.
A equipe para o período da manhã tem como coordenadora a Luciene de Souza, Germano Carvalho de Jesus (educador cordas), Rogério Machado (educador cordas graves), Juliano do Carmo Carrilho (educador metais) e Mário Freire Junior (educador madeira).
As aulas estão iniciando nesta segunda-feira (4), e os alunos interessados pode procurar o Projeto Guri em Dracena, que fica na Rua Martim Afonso s/n (linha férrea – Estação Cultural) – Telefone: (18) 3822-5242.
Para aulas é necessário ter entre 8 e 17 anos e estar matriculado na rede escolar. Os interessados devem apresentar xerox da certidão nascimento, atestado escolar e comprovante de residência. A coordenadora Luciene informa que não há a necessidade do aluno possuir instrumento musical.
O Projeto Guri tem como missão promover a inclusão sociocultural de crianças e adolescentes por meio do ensino musical e oferece gratuitamente aulas de instrumentos de cordas, cordas de arco, sopros, percussão e canto coral.
Proporciona aos alunos o contato com valores implícitos no ensino musical, dentre eles a concentração, a disciplina, o trabalho em grupo, o respeito às diferenças e a apuração da sensibilidade.
O Projeto Guri nasceu em 1995, na Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo. E, desde 2004, é administrado pela Organização Social de Cultura: Associação Amigos do Projeto Guri, qualificada como Organização Social de Cultura. Acreditar na música é mais do que oferecer, é transformar. Levar para as crianças e adolescentes a oportunidade de conhecer o mundo da música é promover a união destes jovens em torno de valores comuns: a dedicação aos estudos e a importância de uma atitude positiva diante dos desafios.
O reconhecimento desses valores possibilita a ampliação das perspectivas de vida dos alunos e cria condições para o aprimoramento de suas potencialidades.
Informações sobre o projeto também no site: www.projetoguri.com.br